Revista Graphprint - Edição 141 - page 42

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nosso produto. Comunicação e posicionamento devem estar em
sintonia com os atributos da marca Chamex. Nossas estratégias
de diferenciação no ponto de venda são: embalagem com comuni-
cação renovada e forte identidade visual que nos destaca na gôn-
dola. Um consumidor reconhece o Chamex a metros de distância da
gôndola; exposição diferenciada por meio de displays e materiais
promocionais de apoio. Nossa equipe de trade marketing está sem-
pre inovando em formatos de comunicação e serviços para apoiar
as vendas de Chamex nos diferentes formatos de ponto de venda.
Semana que antecedeu o Natal de 2013 atingiu maior núme-
ro absoluto de exemplares vendidos no período medido pelo
BookScan, atingindo a marca de mais de 1,27 milhão unidades
Os meses de novembro e dezembro de 2013 concentraram o
maior volume de vendas já registrado no histórico de estu-
dos do BookScan, desde que a Nielsen (
),
provedora global de informações e insights sobre o que o con-
sumidor assiste e compra, iniciou a mensuração do mercado
editorial no Brasil. As três primeiras semanas de dezembro
atingiram o dobro da média anual em comercialização de li-
vros, com 1,27 milhão de unidades em uma única semana.
De acordo com Alexei Rakowitsch, analista de mercado da
Nielsen Brasil, a Black Friday e o Natal contribuíram para esse
cenário. “Um ponto interessante é que, apesar de existir uma
grande demanda de livros na época do Natal, tendo em vista
que este é um produto ‹presenteável›, houve uma redução de investimento de aproximadamente 10% entre os meses de novembro
e dezembro de 2013, que está diretamente relacionada a promoções de Natal, passando de R$ 38,05 para R$ 36,50, respectiva-
mente”, afirma o analista. Tal fator fez com que o crescimento em número de exemplares vendidos (quase 70%) seja proporcional-
mente maior que o crescimento da receita (quase 52%).
Além disso, a semana 51, que contém as vendas do Natal, atingiu a maior variedade de títulos diferentes vendidos em uma única
semana: quase 62 mil ISBNs distintos.
Já a semana 48, que inclui as vendas da Black Friday, foi a que apresentou o menor preço médio histórico de 2013: R$ 33,78. “O
consumidor brasileiro é muito sensível ao preço e isso fica evidente em semanas em que o preço teve redução. Por isso, vale uma
reflexão: se o preço médio de Natal fosse equiparado a Black Friday, será que apenas se perderia receita ou as vendas aumentariam
na mesma proporção?”, pontua o analista.
Esses cenários ilustram segmentos diferentes de consumidores: os Light Buyers, que compram cerca de três ou quatro unidades
por ano, quase sempre unidades pontuadas entre os best sellers; e os Heavy Users; que investem mais pesadamente na categoria
e não compram, necessariamente, somente livros em destaque. Esses dois grupos ajudaram a impulsionar o número de exempla-
res e a variedade de títulos, além das possíveis campanhas de livrarias e editoras no último bimestre de 2013. Lembrando que as
livrarias colaboradoras da Nielsen representam cerca de 50% de tudo o que é comercializado no Brasil.
GRAPHPRINT: Antes, era exigida a paridade entre livro digital
e o impresso, ou seja, nos dois formatos, os títulos deveriam
ter o mesmo conteúdo, formato e até paginação e isso foi
abolido recentemente. O fato é que, ao ditar diretrizes para
livros didáticos, o MEC criou polêmica. Para o fabricante de
papel é uma discussão saudável?
Leite:
Como somos produtores de papel para imprimir e escrever,
preferimos não comentar a forma em que o conteúdo é trazido no
livro digital.
Brasileiro bate recorde no consumo
de livros nos últimos seis meses
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