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TINTAS
GRAPHPRINT DEZ 13
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O Grupo Toyo Ink SC Holdings é formado por três empresas: Toyo Ink, Toyo Chem
e Toyo Color. Juntas, produzem tintas gráficas que respondem por metade do
negócio da companhia. O grupo faturou US$ 3,14 bilhões em 2011.
Atualmente, 90% dos produtos vendidos pela Toyo Ink Brasil são trazidos do
Japão. O restante vem dos Estados Unidos e da Europa. A companhia atua com
duas linhas direcionadas à impressão offset plana: tintas convencionais e tintas
com cura UV, incluindo produtos para substratos celulósicos, plásticos e metali-
zados (totalmente livre de solventes) “Em 2013 expandimos nosso portfólio com
vernizes base água de alta performance com selos Green Label e FoodContact”,
diz Sergio Pera, diretor comercial geral.
Ainda de acordo com Pera, a Toyo Ink está presente nas principais gráficas do
segmento comercial, editorial e de embalagens, entre pequenas, médias e gran-
des empresas localizadas nas Regiões Sul e Sudeste. “Elas são atraídas pratica-
mente por dois fatores: produtividade e apelo ecológico”, explica.
A fabricante nipônica informa que suas tintas usam como base óleos vegetais,
o que, além de reduzir a emissão de compostos orgânicos voláteis, possibilita
a diminuição dos níveis de água durante a impressão, proporcionando maior
rendimento, menor tempo de secagem e alto brilho. “Nunca decepcionamos os
clientes com relação à qualidade de nossos produtos. Por essa razão, apesar do
freio na demanda do primeiro semestre, continuamos crescendo”, fala Toru Ishii,
diretor presidente da Toyo Ink Brasil.
Fábrica
Quando iniciada, a primeira etapa da nova fábrica terá capacidade produtiva
anual de 4 mil toneladas para tintas offset e 15 mil toneladas para tintas líqui-
das. Além de atender o mercado interno, a produção será pulverizada na Amé-
rica Latina.
Inicialmente serão produzidas as mesmas linhas disponíveis atualmente, além
da família Flash Dry, lançada na Drupa 2012. “Três itens compõem a nova série:
FD KHS, FD LPC, que permitem redução no número de lâmpadas ultravioletas
na unidade de cura e, consequentemente, menor temperatura e consumo de
Toyo Ink está próxima de apresentar
sua primeira fábrica no Brasil
Sergio Pera, diretor comercial geral:
“A Toyo Ink está presente nas principais gráficas do
segmento comercial, editorial e de embalagens, entre
pequenas, médias e grandes empresas localizadas
nas Regiões Sul e Sudeste. “Elas são atraídas
praticamente por dois fatores: produtividade e apelo
ecológico.”
Presente no País há três anos, a Toyo Ink Brasil
está em fase final de construção de sua
fábrica localizada em Jundiaí (SP). A previsão
de inauguração gravita entre março e abril de
2014. O objetivo é que a planta atenda a demanda
proveniente da Copa do Mundo e das Olimpíadas
energia. Há ainda a FD LED, voltada às impresso-
ras com sistema híbrido de secagem (UV e LED),
no qual o diferencial também é a menor tempe-
ratura e o baixo consumo de energia. As tintas FD
KHS e FD LED foram especialmente desenvolvidas
para máquinas Komori e Ryobi, respectivamente.
A linha de produtos deve crescer com o início das
operações fabris”, fala Pera.
De acordo com Ishii, a ideia é trazer tintas para im-
pressão rotativa heatset e coldset, vernizes, soluções
de fonte e produtos auxiliares. “A meta é conquistar
na América Latina a mesma posição de liderança
que a Toyo Ink detém na Ásia. Com 44 fábricas es-
palhadas pelo mundo e cerca de 8 mil funcionários,
a empresa está entre as três maiores fabricantes
mundiais de tintas para a indústria gráfica”, informa
o diretor presidente da Toyo Ink Brasil.