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25% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% dos empregos for-
mais do Brasil, quadro não traduzido em esforços publicitários.
“Agências e anunciantes encontram nos donos de micro e pe-
quenas empresas um enorme campo para trabalhar. Campanhas
bem-feitas voltadas para esse segmento têm grande chance de
adesão e são uma oportunidade que ainda não foi devidamente
explorada”, afirma Eduardo Pugnali, gerente de inteligência de
mercado do Sebrae-SP.
Interesses pessoais
Em relação à audiência com interesses pessoais, sem relação di-
reta com trabalho, a pesquisa constata que 58% dos entrevistados
assistem à TV aberta, 46% acessam a internet, 44% optam pelo
rádio FM, 35% se dedicam à leitura de jornais, porcentual que se
repete com as revistas; 14% optam pelo rádio AM e, por fim, 13%
têm TV por assinatura.
“Mesmo quando analisamos os dados de uso pessoal, vemos que
há um grande potencial a ser aproveitado, porque apesar de o em-
presário não buscar conteúdo para seu negócio naquele momento,
não significa que a mensagem transmitida não será captada”, diz
Pugnali.
Segundo ele, o empreendedor é bem específico quanto à informa-
ção. “Quando o dono de uma micro ou pequena empresa abre o
jornal, por exemplo, ele quer informação que sirva para o seu ne-
gócio, não está interessado no aspecto macroeconômico”, explica
o gerente do Sebrae-SP. “Faltam anunciantes e agências falarem
para esse público.”
Na pesquisa, foram entrevistadas 3960 pessoas no Estado de
São Paulo, sendo 3.167 com CNPJ e 793 sem CNPJ. Desse total,
45% são do comércio, 34% de serviços, 17% da indústria, e 4%
de agronegócios. Em relação ao perfil, 73% têm ensino médio ou
mais, 54% têm entre 31 e 50 anos, 62% são homens e 63% per-
tencem à classe B.
Esses empreendedores faturam de R$ 60 mil, caso dos microem-
preendedores individuais, a R$ 3,6 milhões anuais.
Veja a pesquisa completa em sebr.ae/sp/veiculosdecomunicacao