Page 20 - 139

Basic HTML Version

MÍDIA
GRAPHPRINT DEZ 13
20
Pesquisa realizada pelo Sebrae-SP chamada “Veículos de Comu-
nicação: onde os empreendedores buscam informação?” mostra
que esses empresários formam um expressivo segmento consu-
midor de conteúdo, e, paralelamente, de produtos e serviços, que
pode ser muito bem aproveitado desde que feito um trabalho com
o direcionamento correto.
Segundo o estudo inédito, quando os donos de MPEs buscam in-
formação para a gestão de seu negócio, a televisão aberta apare-
ce como principal fonte para 27% deles.
A crescente popularização e mobilidade da internet coloca o veí-
culo ao lado do jornal, ambos com 20% da preferência. Em segui-
da, aparecem a revista (15%), rádio FM (6%), rádio AM (4%) e TV
por assinatura (3%).
Quanto à frequência, o levantamento apontou que os empreende-
dores consultam os veículos todos os dias.
No caso do jornal, o caderno que recebe maior atenção é o de
Pesquisa mostra uso dos meios de
comunicação por dono de micro e
pequena empresa
Agências de publicidade e anunciantes têm fortes motivos para olhar com mais
atenção para os donos de micro e pequenas empresas (MPEs)
economia, com 62% da preferência. Em segundo lugar (18%), eles
leem os classificados, depois política (12%) e o noticiário interna-
cional (10%). Aos domingos, a leitura dos jornais aumenta.
No que se refere à TV, as emissoras abertas têm mais público du-
rante a semana, e os canais pagos, no fim de semana. As rádios,
tanto AM como FM, conquistam audiência maior de segunda a
sexta-feira.
Entre os empreendedores leitores de revista, 32% são assinantes
e 27% compram regularmente com o objetivo de se informar so-
bre a gestão do negócio.
Na internet, cujo acesso aumenta durante a semana, 75% nave-
gam no Facebook, 71% no YouTube, e 21% no Twitter, atentos a
assuntos relacionados à administração de suas empresas.
O estudo reforça a relevância das MPEs dentro da economia e
deixa claro que são um mercado ainda subavaliado. Hoje, as MPEs
são 99% do total de empresas existentes no País, respondem por