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PANORAMA
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Em relação ao terceiro trimestre de 2012 o setor acumu-
la queda de 9,3%. Com base nesses números, apurados
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) re-
viu a projeção dos resultados do setor para o ano.
“Até o momento, esperávamos encolhimento da or-
dem de 2,4%. A projeção atual é de variação de -5,6%
em comparação com o exercício anterior”, pondera
Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf.
O segmento de produtos gráficos editoriais prota-
goniza a queda, com desempenho 10,7% menor do
que no trimestre anterior, o que leva a -16,2% se
compararmos ao terceiro trimestre de 2012.
O segmento de impressos comerciais, por sua vez,
apresenta recuperação de 4,6% em relação ao se-
gundo trimestre. Finalmente, o segmento de emba-
lagens impressas apresenta crescimento de 0,6%
no terceiro trimestre em relação ao segundo.
O ajuste da taxa de câmbio é uma das possíveis cau-
sas para o desempenho modesto do setor no trimes-
tre, já que a indústria gráfica é bastante dependente
de insumos importados.
O Índice de Custo de Fabricação de Produtos Grá-
ficos, calculado pela Abigraf, aponta crescimento
intenso desde julho, atingindo 5,4% de alta no acu-
mulado anual até outubro.
Os segmentos de embalagens e de formulários são
os mais penalizados por essa alta. Por outro lado, o
ajuste de câmbio pode surpreender favoravelmente
os segmentos gráficos exportadores.
Para 2014, a projeção para o setor gráfico ainda é
de queda, embora em ritmo mais suave, da ordem
de -1,7%.
Mercado publicitário brasileiro
projeta crescimento de 8,5% para 2014
Um estudo global aponta que a partir de 2014 o Brasil
deve puxar o mercado publicitário para cima. A es-
timativa de crescimento do mercado nacional é de
8,5% para 2014, o dobro do esperado para este ano.
Já para o mundo, a média projetada é de alta de 5,1%.
Indústria fecha 3º trimestre com queda
de 5,4% e revê as projeções para o ano
A produção da indústria
gráfica no terceiro
trimestre de 2013
encolheu 5,4% em relação
ao trimestre anterior
Para Orlando Marques, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publi-
cidade, a Copa do Mundo e as eleições devem aquecer ainda mais os negócios.
Séries ampliam a quantidade de leitura entre os jovens
Para o doutor em educação e comunicador do Canal Futura, João “Alegria”, o
Brasil vive um movimento de crescimento do acesso aos livros e do aumento do
hábito de ler. No mercado consumidor, o jovem representa uma fatia grande. Em
2012, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro,
mostrou que 14% dos 5.012 entrevistados de 18 a 24 anos eram leitores, lendo
uma média de 3,74 livros nos três meses anteriores à pesquisa. Dos 40 aos 69
anos, esse número cai para 12%.
A pesquisa também revelou que adolescentes entre 14 e 17 anos liam em média
5,9 livros por ano. Já nos adultos de 40 a 49 anos, a média caiu para 2,6 livros. “O
aumento dos leitores jovens não ocorreu de um dia para o outro. Desde o início
dos anos 90 houve o surgimento de uma geração de escritores de livros infantis
e adultos que hoje são consagrados na literatura e que trouxeram um aumento
da procura por livros no Brasil, como o personagem Harry Potter”, explica. Exis-
tem também os grandes eventos de literatura, como a Bienal do Livro, que neste
ano ocorreu no Rio de Janeiro, no início de setembro. “Houve uma quantidade
enorme de jovens folheando livros, comprando e participando das atividades no
evento. Inclusive, o que mais vende para jovens são as séries, o que mostra que
os jovens estão aumentando a quantidade que leem”, comenta Alegria, que foi
curador do Acampamento na Bienal, onde os leitores puderam encontrar seus
escritores favoritos para bater um papo.
Estimulados pelas escolas, os jovens leitores acabam levando o hábito da leitu-
ra para outras esferas da sociedade, inclusive para dentro de suas casas. “No
acampamento, havia um menino de uns 10 anos que puxava o pai para a con-
versa com um dos autores. Eu mesmo já li livros apresentados por meus filhos.
Os novos leitores têm o poder de contagiar o restante da sociedade”, conclui.