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WEB TO PRINT
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Há muitas oportunidades, principalmente nos mercados de nicho,
onde as grandes lojas não se interessam ou não conseguem atuar.
Mas para se ter sucesso e conseguir tornar o empreendimento lu-
crativo é preciso entender muito bem como o público se comporta
e prestar atenção a alguns pontos essenciais do site para garantir
a melhor experiência de compra por parte dos clientes.
É preciso abordar quesitos como credibilidade, simplicidade, rapi-
dez, agradabilidade e eficiência.
Sua web to print prioriza estes pontos?
André Santos, engenheiro e empresário com 15 anos de experiên-
cia como executivo de multinacionais, como Embratel e Datora Te-
lecom, no Brasil e na Europa, lista agora alguns itens importantes
para o sucesso no mundo do e-commerce:
Você informaria os dados de seu cartão de crédito para uma pes-
soa suspeita?
A credibilidade é ponto de partida dos e-commerce. Com tantas
histórias de fraude online, qualquer consumidor pensa muito an-
tes de informar os dados de seu cartão de crédito. O segredo para
transmitir confiança é o profissionalismo.
• Identificação da empresa: As pessoas que acessam sua loja
sabem de quem vão comprar? Onde sua empresa está sediada?
Pode não parecer, mas esse item é tão importante que foi incluído
na recente lei do e-commerce (decreto nº 7.962), afinal não se
pode confiar em quem não conhecemos.
• Segurança: Seu site é seguro? Hoje em dia nenhum e-com-
merce pode relaxar com a segurança da loja, como por exem-
plo, os certificados digitais que fazem o endereço ser HTTPS. Os
clientes reparam sempre nisso durante o processo de decisão
de compra online.
Mais do mesmo
nem pensar
A popularização de ferramentas que
ajudam pequenos empresários a montar
um negócio online e o crescimento
acelerado do e-commerce no Brasil
têm incentivado o lançamento de novas
lojas online nos últimos meses
• Atendimento ao cliente: Seu site disponibiliza atendimento ao
cliente de forma fácil? Essa informação está explícita? Nem sem-
pre os clientes utilizam o atendimento, mas apresentar um canal
profissional e eficiente pode determinar se um cliente vai finali-
zar a compra ou não. Por exemplo, se o telefone de atendimento
for apenas um celular, o público desconfia e passa questionar a
empresa. Será que esse negócio é sério? Posso pagar que vou
receber o produto? Será que vai funcionar? Por outro lado, se o
telefone de contato for um número tipo 0800, a impressão é posi-
tiva e imediata.
• Design profissional: Seu site tem um bom leiaute? Ou parece ter
sido um quebra-galho de um amigo que está aprendendo a fazer
site? As imagens dos produtos possuem qualidade? Ou são pe-
quenas e pouco nítidas? Design amador é barreira para qualquer
e-commerce.
Você gostaria de um aparelho que tivesse que apertar 37 botões
cada vez que fosse usá-lo? O processo de compra deve ser sim-
ples e intuitivo. Os clientes devem focar nos produtos que querem
e não em como conseguir comprá-los.
• Processo de compra: São necessários muitos cliques para achar
um produto e fazer a compra? Existem etapas que poderiam ser
eliminadas para agilizar o processo? Simplifique a vida dos clien-
tes que eles vão retribuir com compras.
• Cadastro antes do pedido: Seu site exige que o cliente se cadas-
tre antes de fazer o pedido? Se sim, mude imediatamente. Muitos
clientes simulam a compra, mas ainda não estão no momento de
finalizar o processo. Querem conhecer o produto e os custos. De-
pois voltam e fazem a compra.
• Produtos relacionados: Você sugere aos seus clientes outros
produtos conforme sua busca ou compra? Um dos muitos motivos
de sucesso da Amazon foi implementar os produtos relacionados,
aumentando a receita média por cliente e o interesse na compra.
Você iria a um restaurante fast food que tivesse que esperar 2
horas para sentar, 3 horas para receber o prato e mais 1 hora para
conseguir pagar?