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Uma característica das compras online é a dinâmica do processo.
Os consumidores são rápidos no processo. Não necessariamente
na decisão de compra, mas no acesso a informações.
Garanta a agilidade que o mercado exige:
• Performance do site: Seu site demora muito para carregar? Cada
segundo a mais são vendas que deixam de acontecer. Além disso,
hoje em dia os motores de busca consideram a qualidade para SEO.
• Atendimento ao cliente: Quando um cliente entra em contato
com sua empresa a resposta é rápida e eficiente? Lembre-se,
cliente com dúvidas não compra. Dúvida é igual a risco.
A experiência de compra deve ser algo agradável. Um cliente não pode ficar estressado comprando um produto. Veja alguns itens
para melhorar o processo dos clientes:
• Design: Seu site tem muitas informações? Os botões estão escondidos? Se os clientes ficarem em dúvida onde clicar ou como
fazer a compra você vai deixar de ter receita.
• Problema de compatibilidade: Seu site funciona perfeitamente em diferentes equipamentos e browsers? Com a variedade de
opções, é preciso garantir a venda, não importa como seus clientes acessem sua loja.
• Informações desnecessárias: Você pede informações a mais? Verifique se todos os dados solicitados são essenciais, se algum não
for absolutamente necessário, elimine-o. Cada informação é uma barreira no processo que exige algum esforço do cliente.
E no final, tudo tem que funcionar. Os itens anteriores só serão úteis se seu e-commerce for eficiente.
Verifique como sua loja está nos pontos abaixo:
• Sistema de busca: Seus clientes conseguem procurar e achar produtos facilmente? Por mais foco que um e-commerce tenha,
sempre haverá uma quantidade grande de produtos e opções. É preciso garantir que o cliente consiga achar o que precisa e o que
pode ser interessante para ele.
• Informações precisas: As descrições dos produtos são detalhadas e claras? Em partes diferentes do site você diz coisas diferen-
tes? O cliente não pode pegar o produto nem experimentar. Muitas vezes, o que você diz e mostra são as únicas referências que ele
tem e precisa decidir se vai comprar ou não apenas com essas informações. Quanto mais dados você oferecer, mais confortável ele
vai ficar com a decisão de compra.
• Opções de pagamentos: Quais opções de pa-
gamentos você oferece? São suficientes? Não
adianta se esforçar para os clientes terem in-
teresse em adquirir um produto se no momen-
to final ele não consegue pagar. O segredo é
diversificar ao máximo para ter certeza que a
forma que o cliente quiser pagar está contem-
plada no site.
• Falta de informações sobre a entrega: As
pessoas sabem facilmente e de forma precisa
quando e como vão receber seus produtos?
Cliente com dúvidas não compra. Se não sou-
berem quando terão o produto, vão buscar uma
alternativa.
• Processo de check out: Finalizar uma compra é um processo
intuitivo em sua loja? Esse é o momento em que tudo deve ser
muito intuitivo. O cliente não pode ter de pensar.
• Entrega demorada: Seu processo de entrega é rápido? Os
clientes conseguem acompanhar o envio dos produtos? Uma
desvantagem em comprar num e-commerce é não poder levar
o produto na hora. Tente minimizar essa desvantagem fazen-
do as entregas da forma mais rápidas possíveis. Outro ponto
importante aqui é o custo do frete. Cada vez mais as lojas ofe-
recem frete gratuito.
Você frequentaria um lugar completamente
escuro, quente e absurdamente barulhento?