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GRAPHPRINT OUT 13
Novas mídias
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Já Manuel Antonio Maria, supervisor de produto
impressão digital da Heidelberg, deixa claro que
um dos apelos do sistema de impressão digital é
a gama de substratos que podem ser impressos.
“Para tanto vale lembrar algumas regras, como
mídias homologadas e especificações técnicas
de cada equipamento. Sendo assim, temos al-
guns bons exemplos, como papel fotográfico,
papel imantado, suportes como PVC, transparên-
cias, entre outros”, enumera.
Paulo Gustavo Rodrigues, inkjet system specialist –
Agfa Gevaert do Brasil, fala que os equipamentos da
companhia imprimem em substratos com até cinco
centímetros de espessura. “Além do papel também
conseguimos imprimir, por exemplo, PVC, PS, MDF,
plástico corrugado, policarbonato, alumínio com-
posto, vinil adesivo, lona, re-board (falcon board),
foam board, chapas de aço e etc”, completa.
Como a manroland não possui equipamentos
digitais, Adair Zanatto Jr, gerente comercial, diz
que os equipamentos de impressão offset plana
da marca podem ser configurados com diversos
pacotes especiais para imprimir, além do papel,
rótulos, plásticos, micro-ondulado e cartão.
Marcelo Maeda, sales development manager da
EFI, fala que os equipamentos da marca são capa-
citados para imprimir em madeiras, vidros, tecidos,
persianas, acrílicos e mesh banners. Daili Viana, su-
Thiago Fabbrini, consultor pré-vendas da HP:
“Há uma ampla variedade de tipos de material para ampliar as
possibilidades de oferta de produtos das empresas fornecedoras de
serviços de impressão.”
pervisor de vendas da Ampla, diz que os equipamentos digitais conseguem imprimir
em vários tipos de substrato, seja ele flexível, como papel, lonas, vinis, tecidos, PET re-
ciclado, couros (naturais e sintéticos), filmes, ou rígidos, como madeiras, vidros, metais,
acrílicos, cerâmicas, OS e PP, “desde que utilizada a tecnologia de impressão e cura
mais adequada, podendo ser ela solvente, sublimação ou UV”, ressalta.
Ousadia
Chegou o momento de ousar ao imprimir o que (ainda) não foi impresso. Mãos à
obra, as oportunidades estão à disposição. Zanatto Jr. avisa que provavelmente o
plástico, devido à sua diferenciação e rigidez, principalmente quando se trata de
produtos destinados a pontos de venda, é o mais ousado até então.
Para Assumpção, os materiais sintéticos são sempre um desafio para este seg-
mento e um dos substratos mais ousados é o lenticular para impressão em 3D
e com movimento. Na opinião de Fabbrini, a versatilidade de materiais permite
que se crie uma infinidade de produtos finais onde a imaginação é o limite. “Com
a tecnologia HP Látex já se produziu sofás, pufes, almofadas, cortinas, abajures,
espelhos de interruptor de energia, quadros em canvas, ecobags, sinalização para
estacionamento, sinalização para obras de trânsito, dentre muitas outras aplica-
ções tradicionais. Contudo, uma aplicação que tem evoluído, mas ainda possui um
grande mercado a ser explorado, é o revestimento de parede digital. A possibilida-
de de decorar uma parede com um papel personalizado é desejo de muitos consu-
midores, sejam eles escolas, hotéis, hospitais, escritórios, lojas ou pessoas físicas.
Manuel Antonio Maria, supervisor de produto impressão digital da Heidelberg:
“Com sucesso conseguimos imprimir em substratos à prova d’água
(cuturon soft 115g/m²) que são utilizados em cardápios, apoio para
bebidas, entre outros. São produtos interessantes e funcionais.”