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NOVAS MÍDIAS
GRAPHPRINT OUT 13
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Começa agora a tarefa de apresentar as novas mídias que, de um
jeito ou de outro, contribuem para o fortalecimento da impressão.
Pego como exemplo Steve Jobs, que morreu acreditando que os
avanços em software e computação, que vêm sendo observados
nos últimos dez anos, darão novas formas de assistir TV, de usar o
telefone e de inserir informações nos computadores. “As mudan-
ças na tecnologia serão muito substanciais e vão afetar todas as
facetas da vida”, disse o fundador da Apple.
Ainda de acordo com Jobs, a TV vai se unir literalmente com a
internet, permitindo notícias e comerciais personalizados. Outra
realidade prevista por ele dizia respeito aos aparelhos de telefone,
que serão cada vez mais capazes de processar vídeo, e-mail e
outras mídias digitais.
Eis que surge seu pensamento mais avassalador: “Mais escolas
vão trocar livros escolares por tablets que armazenam dezenas
de livros. Novos tipos de materiais escolares vão incluir vídeo e
outras mídias.”
Entendeu, em parte, os motivos que levam à indústria gráfica a
buscar novos substratos de impressão? São este e uma dezena
de milhares de outros.
A miríade de mídias
Fábio Sabbag
A diversidade de
substratos leva à
ampliação da demanda
e, consequentemente,
ao fortalecimento da
indústria gráfica
Caminhos
Arthur Assumpção, diretor nacional de suprimentos da Xerox, quan-
do questionado se além do papel há outros substratos que os equi-
pamentos digitais da empresa conseguem imprimir, diz que primei-
ro é importante mencionar que o papel tem várias categorias, como
papel revestido, conhecido como couché; papel não revestido, papel
cartão, papéis finos, reciclados e autocopiativos, que recebem trata-
mentos e características para uma melhor performance nos equipa-
mentos digitais. “Saindo do produto celulósico, temos a disponibi-
lidade dos sintéticos, como poliéster, PET, PVC, BOPP, adesivos com
característica transparente, branco e estático e folhas magnéticas
que se imprimem diretamente na impressora”, diz.
Thiago Fabbrini, consultor pré-vendas da HP, diz que a HP Látex é
uma tecnologia de impressão digital altamente versátil, podendo
imprimir em papel comum, papel couché, papel fotográfico, teci-
dos diversos com e sem tratamento, courvin, canvas, filme backlit
para luminosos, lonas com ou sem PVC, vinil adesivo, revestimen-
tos de parede. “Há uma ampla variedade de tipos de material para
ampliar as possibilidades de oferta de produtos das empresas for-
necedoras de serviços de impressão”, completa.