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Artigo
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na cultura dos grandes sucessos.
As antigas lojas de tijolo e cimento,
por exemplo a norte-americana Blo-
ckbuster, foram substituídas por si-
tes de música, portais online e lojas
virtuais, tais como iTunes, Netflix e a
própria Amazon, onde as dimensões
físicas já não são mais um gargalo,
uma vez que o custo para adicio-
nar um filme ou música é próximo
a zero. A inversão se encontra no
fato de que a somatória de todos os itens de baixo giro, até então
rejeitados pela cultura de massa, produz um volume de negócios
significativo, mesmo que suas vendas sejam ínfimas individual-
mente, revertendo a lógica de Pareto.
Neste cenário abre-se espaço para novos cantores, escritores,
produtores e autores até então desconhecidos atingirem direta-
mente seu público consumidor, seja através dos portais ou dire-
tamente em vídeos publicados no YouTube. O sul-coreano Psy é
seu exemplo mais contundente. Traduzindo o fenômeno à mídia
impressa, notícias são acessadas a qualquer momento através
dos mais diversos dispositivos:
smartphones, tablets, notebooks e
desktops, propagadas em portais
de notícias, blogs especializados e
Twitter, só para mencionar alguns
exemplos.
Concluindo, manter um jornal no
velho formato – reportagem, im-
pressão, distribuição e venda nas
bancas ou assinaturas – é o mes-
mo que alugar vídeos mantendo
uma infraestrutura de lojas físicas ou vender discos em lojas de
shopping centers. DVDs e CDs já se mostraram obsoletos e ultra-
passados. O velho formato em papel ainda teima em resistir. Por
quanto tempo ainda não se sabe ao certo, da mesma maneira que
é desconhecido o motivo pelo qual Bezos adquiriu o velho e ul-
trapassado jornal. Oportunidade de negócios, obsessão ou, quem
sabe, a revanche do rato cujo leão um dia o desdenhou.
*Mestre em administração de empresas, professor da Universidade
Mackenzie e professor tutor da FGV-RJ