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GRAPHPRINT SET 13
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ENTREVISTA
GRAPHPRINT: Qual é o cená-
rio do processo de sofistica-
ção do livro? De que modo
esse processo se relaciona
com o ambiente econômico,
social e político?
Matos:
Antes marginaliza-
da, hoje as classes C e D
passaram a ser disputadas
diretamente por diferentes
segmentos da indústria, in-
cluindo o setor livreiro. Com
isso, a base de potenciais
leitores subiu consideravel-
mente nos últimos tempos,
ainda que os necessários
investimentos em educação
não fossem feitos por parte
do governo.
Essa ampliação na base de
leitores trouxe grande desafio
para os editores, pois durante
muito tempo o consumo da
literatura esteve associada a
status econômico e intelectu-
al, tanto é que os livros eram
guardados em estantes para
ser exibidos para quem fosse
visitar a residência.
Hoje, mesmo com a queda no preço médio dos livros, o aca-
bamento ainda é um item fundamental, pois o livro ainda
continua visto como um item de status e, neste sentido, há
uma grande exigência de qualidade gráfica e editorial. Vão
se destacar somente editores que se adequarem ao nível de
exigência destes leitores.
GRAPHPRINT: Acredita que as editoras descobriram um
novo nicho devido à produção de livros mais sofisticados?
Matos:
Sem dúvida. Hoje há no mercado livros com preços de
R$ 1,99 a R$ 15 mil, o que abre um campo enorme de possi-
bilidades, especialmente, no que tange a produtos exclusivos.
Ter uma edição de colecionador com a história do seu clube
de futebol, do seu ídolo musical ou de um assunto pelo qual
se é apaixonado passou a ser um objeto de desejo de um pú-
blico bem seleto que está disposto a pagar o quanto for para
ter esse item. Os primeiros editores que visualizaram esse
nicho estão hoje lucrando muito com a venda desses itens.
GRAPHPRINT: Quais são as
principais tendências ado-
tadas pela Universo dos
Livros em relação às artes
gráficas?
Matos:
O mercado editorial
está em plena evolução e,
neste sentido, a Editora Uni-
verso dos Livros está ante-
nada em todas as inovações
do mercado. Cada livro deve
ser encarado como um pro-
duto diferenciado, tendo ca-
racterísticas próprias.
Fotos e ilustrações são itens
tão importantes quanto o
texto. O papel também exer-
ce importância vital, já que
oferece grande influência
na experiência de leitura. A
capa de um livro deixou de
ser um item meramente in-
formativo para ser uma fer-
ramenta vital de marketing e,
para isso, a escolha do aca-
bamento é decisiva.
Hoje temos o cuidado de
destacar cada item da capa
por meio de acabamentos,
como verniz, hot stamp, entre outros, e cada livro tem toda
a concepção gráfica e visual baseada no público que ele
quer atingir.
GRAPHPRINT: Como a empresa enxerga a questão
da impressão digital que no ambiente editorial pro-
porciona produção sob demanda? Serão investidos
recursos?
Matos:
A impressão digital trouxe para as editoras uma im-
portante ferramenta para teste de mercado. Hoje, a editora
pode trabalhar com pequenas tiragens, inicialmente, para
poder mais claramente enxergar o potencial de determinada
publicação.
Além disso, a impressão sob demanda propiciou à Universo
dos Livros atingir seu catálogo de quase 1.300 títulos dife-
rentes, o que anteriormente era inimaginável, uma vez que
o custo de impressão não se justificava devido ao giro mais
lento de alguns itens.
“Antes marginalizada, hoje as classes C e
D passaram a ser disputadas diretamente
por diferentes segmentos da indústria,
incluindo o setor livreiro.”