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Equipamentos para impressão digital
GRAPHPRINT AGO 13
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Xerox
“Depende do volume, janela de produção, entre outros fatores. Dentre os produtos Xerox, podemos destacar a X1000 e a IGen”,
aponta Santos.
Konica Minolta
“Depende do volume de impressão mensal de cada cliente. Considerando o volume médio dos equipamentos digitais instalados em
ambientes gráficos, atualmente, o equipamento que melhor atende o mercado de fotografia e malas diretas seria a Bizhub Press
C7000 (colorida). Para PB indico o modelo Bizhub Press 1250”, fala Arakaki.
HP
“Não existe resposta fácil para essa pergunta por que depende de muitas variáveis. Três das principais são volume, qualidade espe-
rada e custo total unitário. Uma solução poderia ser muito boa para dois desses critérios e uma catástrofe se considerar o terceiro.
Por exemplo, é comum focar na qualidade de impressão e custo unitário, e esquecer, por exemplo, que a solução é economicamen-
te viável apenas se o volume de produção for dez vezes maior daquele disponível. As impressoras digitais com tecnologia offset
usualmente são as mais flexíveis tanto no quesito qualidade de impressão, em diversos substratos diferentes, como em volume de
produção por meio de uma série escalonada de modelos diferentes. Nenhuma solução oferece uma flexibilidade tão ampla como a
HP Indigo, mas os detalhes de viabilidade devem necessariamente ser considerados caso a caso”, fala Cristo
Kodak
“Na Kodak temos distintas soluções de destaque que se adaptam às necessidades de nossos clientes. Por exemplo, temos a linha
NexPress, com a qual se pode imprimir fotolivros de grande qualidade e aplicar texturas nas fotos. Ou pode-se optar por soluções
de impressão Prosper e converter sua atual impressora offset em uma impressora alinhada para impressão de dados variáveis para
produção de mídias transacionais, como malas diretas, contas etc.”, fala Iorino.
Agfa
“Muito difícil de indicar um ou outro; a Agfa tem investido fortemente no desenvolvimento de impressoras inkjet de grandes formatos
de tecnologia UV, por exemplo, que possibilitam agregar jobs de formatos maiores ou que possam ser melhor imposicionados e que
permitam uma enorme gama de mídias e substratos que a tecnologia UV possibilita. Transacional e mala direta são mais direcionados
a impressoras digitais comerciais planas e não a equipamentos de grande formato”, fala Sousa.
Ferrostaal
“A estes trabalhos podemos citar a impressora digital superformato e multissubstratos Meteor DP 8700 XL, fabricada pela francesa
MGI e comercializada com exclusividade no Brasil pela Ferrostaal”, indica Fontes.
Alphaprint
“Na linha Canon Océ os produtos mais indicados para fotografia são os da família imagePress a saber: iPress C1+ , iPress C6010VP e
iPRESS C7010VP. Para as aplicações transacionais e para as malas diretas de altíssimo volume ou que tenham janelas de impressão
extremamente reduzidas, as impressoras coloridas mais adequadas são as da família Océ CS3000 a jato de tinta alimentadas por bo-
bina. Para aplicações transacionais e malas diretas, coloridas, com volumes menores as impressoras da família Canon imageRunner
são as mais indicadas; por exemplo: iRC9280. Para as aplicações com dados variáveis em P&B as impressoras mais adequadas são:
Canon iPR1135 , família de impressoras Océ Varioprint 6000 Ultra de alta velocidade, família de impressoras Océ alimentadas por
bobina VS7000 e VS8000 e família de impressoras Jato de Tinta Océ CS3000 alimentadas por bobina”, fala Markesz.
GRAPHPRINT: Qual é o equipamento mais bem indicado para aplicações de fotografia,
transacional e malas diretas com conteúdo variável?
são digital. “É importante destacar que a versatilidade de produzir
em diversos tipos de substratos já se tornou imprescindível para
a maioria dos futuros investidores de impressão digital gráfica.
Por isso, os fabricantes deverão entregar respostas objetivas para
esta exigência”, indica Fontes.
Sousa, da Agfa, segue o raciocínio: “Produzir equipamentos con-
fiáveis e robustos para serem utilizados em picos de produção e
que garantam estabilidade e repetibilidade dos trabalhos. E, é claro,
uma constância maior nos lançamentos e inovações tecnológicas.”
Para a EFI, de acordo com Maeda, a meta é conseguir difundir
todos os benefícios do portfólio da companhia em todo o territó-
rio nacional. Takenaka, da Oki, aponta a homologação de mídias
devido à gama de importadores de papel e o combate à pirataria
de suprimentos.