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GRAPHPRINT AGO 13
Equipamentos para impressão digital
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Xerox
“Embora a tecnologia em equipamentos digitais viva em constante desenvolvimento, com novidades frequentes, os equipamentos
digitais de produção são desenvolvidos para um período de médio e longo de utilização”, fala Santos.
Canon
“São produtos bastante diferentes. O mercado de impressão offset foi construído para altas tiragens, e as máquinas de impressão
digital, para tiragens menores, mas isto se aplica para impressoras de papel cortado (cut sheet), se compararmos as impressoras
digitais de bobina e as impressoras offset, a depreciação é praticamente igual, pois o volume de impressos é equivalente. Mas
cuidado ao comprar uma impressora digital: recomendamos a depreciação em 36 meses, pois o ciclo de atualizações e novas
tecnologias pode colocar em risco o retorno de seu investimento, além de perda de clientes por não ter qualidade equivalente aos
seu futuro concorrente”, fala Buck.
Ferrostaal
“Sim, devido a mudanças constantes de tecnologia. Na impressão digital, temos mudanças importantes a cada cinco anos, o que
não ocorre com a impressão offset. Podemos afirmar ainda que este nível de depreciação é maior quando falamos em equipa-
mentos de impressão digital de baixa produção mensal, já que temos indicadores comprovando que nos equipamentos digitais
de grande porte a depreciação é bem menor, principalmente em tecnologias com maior versatilidade de impressão por meio de
formatos e substratos”, explica Fontes.
Kodak
“Quando um cliente investe em uma solução Kodak, por exemplo, adquire também o benefício de que nossas soluções se atua-
lizam à medida que os clientes ampliam suas necessidades, sem a necessidade de investir em um novo equipamento. A própria
Kodak atualiza o equipamento de acordo com as necessidades dos clientes sobre a mesma base produtiva a um custo atraente,
sem necessidade de trocar a plataforma tecnológica”, diz Iorino.
HP
“As impressoras offset de marcas líderes têm depreciação em uma velocidade menor do que os seus pares com impressoras
offset que não são de marcas líderes e as impressoras digitais. Há diversas razões, entre elas: tamanho do mercado, sobretudo
para as marcas líderes de impressoras offset convencionais. É muito maior que o do mercado digital, desenvolvendo um robusto
mercado secundário. A tecnologia de impressoras convencionais offset e flexográficas existe há mais de um século. Outro ponto é
o modelo de negócios. Normalmente no mercado convencional, o negócio está limitado à venda da impressora propriamente dita.
O mercado digital se apoia também no mercado de consumíveis, o que gera interesse dos fabricantes em incentivar que os seus
clientes digitais imprimam cada vez mais em volume e, consequentemente, custos. Essa preocupação leva com que os impresso-
res digitais, na medida em que vão obtendo sucesso em sua empreitada, demonstrem interesse crescente em novas tecnologias
representadas por modelos mais recentes de impressoras”, afirma Cristo.
Oki
“Sim, equipamentos digitais geralmente possuem uma depreciação maior devido ao hardware ser mais frágil, se comparado a um
equipamento offset. Isso fica claro também quando comparamos custos de hardware das duas tecnologias e também por terem
conceitos e estratégias diferentes de mercado”, observa Takenaka.
GRAPHPRINT: A depreciação de uma digital é muito diferente de uma offset?