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Comercial e clientes: relacionamento construído a médio- longo
prazo por valor.
A grande questão: realmente é possível implantar conceito Lean
na minha empresa gráfica e chegar a este nível de cultura e ma-
turidade? Quais serão as preparações que deverão ser considera-
das? Quais serão as barreiras e como transpô-las?
Saiba que sua empresa precisa continuar competitiva, eliminando
desperdícios visíveis e invisíveis, respirando e vendendo valores,
é necessário dar o primeiro passo: treinamento. Digo aqui trei-
namento tanto técnico quanto de conscientização, reuniões (que
não precisam durar horas) e sim rápidas efetivas e de caráter de
conscientização.
É através de treinamento e conscientização que os colaborado-
res começam a entender na prática qual a importância e como
interagem os cinco maiores princípios da produção enxuta: cons-
trução de valor, cadeia de valores, fluxo de produção, cadência
ou tração e busca constante da melhoria contínua. Uma breve
definição para estes termos seriam: Fluxo de Produção: onde são
abordados procedimentos, eliminação dos estoques, layout, con-
trole da produção e da qualidade; Valor: característica ou impor-
tância imensurável representada pelo grau de atração e compras
do cliente; Cadeia de valores: agregação e criação de valores nas
etapas de confecção (produção) que irá atrair os clientes; Tração:
É a demanda gerada pelo cliente no momento da sua real neces-
sidade e não em reservas pré-fabricadas e, por último, a famosa
Melhora contínua, que busca a todo momento uma oportunidade
de evolução e otimização do processo. Lembre-se: “Todo progres-
so, mesmo que mínimo, deverá ser exaltado”.
Focando no desperdício e nas barreiras de implantação do Lean,
geramos valor quando eliminamos do nosso processo produtivo
atividades, procedimentos e operações que geram tempos impro-
dutivos, produtos defeituosos ou esforços improdutivos. Trabalha-
remos nestas operações improdutivas, que também são chama-
das de as 7 perdas fundamentais, no próximo artigo – parte 02, e
como gerar valor através delas.
Tenha sempre em mente que o projeto é a médio e longo prazo.
O importante é sempre ter o bom senso para poder lidar com as
adversidades da implantação. Reforço aqui que os treinamentos e
a conscientização são essenciais. A dificuldade está em vencer a
inércia e remover antigos hábitos que promovem a zona de con-
forto para alguns. Porém, à medida que todos começam a enten-
der que também fazem parte deste “valor” tão citado neste artigo,
os centros produtivos começarão a focar no cliente, descartando
fases e processos que não agregam ou acrescentam valor no pro-
duto e no processo, ganhando a confiança para gerir pequenos
projetos dentro de suas competências e dentro de seus limites
gerenciais. É onde o pensamento “Lean” está consolidado e a
empresa se torna um organismo com sistemas vivos autônomos.