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Tendências
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Um estudo feito pela América Economia Intelligence mostra que o comércio eletrônico no
Brasil obteve um crescimento de 43% em vendas em 2011, com uma movimentação de US$
25 bilhões. O levantamento foi encomendado pela Visa e analisou o segmento em toda a
América Latina. O Brasil se destacou na pesquisa, principalmente por ser o primeiro país
latino-americano a atingir 1% do seu PIB em vendas online.
O País aparece ainda encabeçando a lista dos países latinos que apresentaram maior partici-
pação no total das compras de e-commerce com 59,1% das vendas no comércio eletrônico,
seguido pelo México (14,2%), Caribe (6,4%), Argentina (6,2%), Chile (3,5%), Venezuela (3,3%),
América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%).
De acordo com o levantamento, os principais fatores que incentivaram o comportamento de
compra da população são: a maior segurança e confiança no momento da compra; platafor-
mas de negociação de canais como o social commerce (comércio proveniente de redes so-
ciais); reformas governamentais que contribuíram para o incentivo ao e-commerce; aumento
do nível de “bancarização”, além de um maior uso dos meios de pagamentos eletrônicos,
como os cartões de crédito.
Os dados obtidos na pesquisa incentivam o setor a apostar em um crescimento de 26% no
comércio eletrônico em 2012, e de 28,5%, em 2013 nos países pesquisados.
Internet e soluções
A internet é a mídia que mais cres-
ce no Brasil, sendo que por vol-
ta de 31,9 milhões de pessoas já
compraram pelo canal.  Segundo
Paulo Henrique Toldo, gerente de
comércio eletrônico do Bradesco,
para vender pela internet é preciso
ter bons parceiros que auxiliem no
ciclo de negócios. “É preciso uma
plataforma de e-coomerce que
atenda as necessidades, tendo em
um único ambiente hospedagem,
soluções e cuidados para os meios
de pagamento, logística e divulga-
ção. O Bradesco Comércio Eletrô-
nico oferece soluções seguras de
intermediação financeira, desde
transações até divulgação, comple-
tando essa cadeia de necessidades
dos pequenos e médios empreen-
dedores”, ressaltou Toldo.
Os presentes ainda ficaram em
contato direto com o funciona-
mento completo de uma loja vir-
tual, analisando diversos critérios
e decidindo soluções em todos os
aspectos, como tecnologia para ge-
renciamento da loja, layout, meios
de pagamento, segurança, logística,
publicidade e marketing. Outro pon-
to abordado, de maneira detalhada,
foram os links patrocinados e me-
lhora do posicionamento em sites
de buscas.
Por fim, o executivo de desenvol-
vimento de negócios do PayPal,
Willian Martins Ferreira, demons-
trou o papel das empresas de pa-
gamento como intermediárias entre
o lojista e o consumidor. “O impor-
tante é buscar uma ferramenta que
esteja dentro do padrão do seu ne-
gócio. Na questão do pagamento,
é preciso encontrar parceiros que
possam ajudar em todo o ciclo do
negócio de maneira prática e efeti-
va”, finalizou Ferreira.
Brasil encabeça a lista de melhor
desempenho em e-commerce da
América Latina