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GRAPHPRINT AGO 11
Especial gráficas - Sustentabilidade
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mais sustentáveis –, dos autores Rafael
Morais Chiaravalloti e Cláudio Vallada-
res Pádua, para começar a estruturar
um negócio sustentável é preciso pri-
meiramente tratar com zelo aquilo com
que os clientes se preocupam, nesse
caso, a natureza e a sociedade. É preci-
so ter um enfoque no que os stakehol-
ders querem e não apenas no que os
stockholders ou shareholders buscam.
Outro ponto importante é que esse tipo
de negócio é viável apenas porque exis-
tem pessoas que acreditam num mun-
do mais justo.
Consequentemente, a empresa que re-
duz impactos sociais e ambientais cria
uma relação mais íntima e pessoal com
seus clientes. Para estruturar um negó-
cio sustentável é essencial a transpa-
rência de todo o impacto – social e am-
biental – que o produto possa causar.
A questão nas gráficas
A Plural acredita que responsabilidade
socioambiental é um fator determinan-
te no desenvolvimento do seu negócio.
Por meio do gerenciamento e monito-
ramento de suas atividades, a Plural
identifica os impactos negativos signi-
ficativos e busca reduzi-los. “Além da
postura ética, respeito com o ambiente
e com a sociedade e das iniciativas que
desenvolve, a Plural também é reco-
nhecida pelas práticas ambientalmente
corretas em todo o processo produtivo.
Baseado em seu compromisso com
José Carlos Pierina, diretor de qualidade da Burti:,
“A operação do nosso parque gráfico
somente é boa para a empresa se for boa
para o planeta. Esses conceitos não fazem
parte do momento atual da Burti e sim das
premissas que movem a empresa.”
Carlos Jacomine, diretor geral, Adriana Gasparini, gerente de gestão humana e recursos socioambientais, e
Jeniffer Guedes, engenheira ambiental:
“Baseado em seu compromisso com práticas de sustentabilidade,
certificações florestais e pela certificação ISO 14001, a Plural definiu a sua
Política Ambiental, uma declaração de princípios em relação ao desempenho
ambiental, constituindo um importante ponto de partida para mensurar os
resultados do seu sistema de gestão.”
práticas de sustentabilidade, certificações florestais e
pela certificação ISO 14001, a Plural definiu a sua Po-
lítica Ambiental, uma declaração de princípios em re-
lação ao desempenho ambiental, constituindo um im-
portante ponto de partida para mensurar os resultados
do seu sistema de gestão. A Política Ambiental da Plural é baseada nos princípios de educação
ambiental, cumprimento da legislação ambiental, controle das emissões dos gases do efeito
estufa, reciclagem e reaproveitamento e melhoria contínua. A Plural assume o compromisso
público de assegurar a prática reiterada de todas as ações que preservem o meio ambiente,
dentro da cadeia de seu processo produtivo, com ênfase no uso de insumos ecologicamente
compatíveis com seus produtos, no tratamento de resíduos, no controle de emissão de gases
na atmosfera, na reciclagem industrial de aparas de papel e na implementação e manutenção
de todos os requisitos de certificação da cadeia de custódia do papel, conforme certificados
FSC e Cerflor, com o objetivo de garantir que nossa principal matéria-prima, o papel, provenha
de uma floresta manejada de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economi-
camente viável”, falam
Carlos Jacomine, diretor
geral, Adriana Gasparini,
gerente de gestão hu-
mana e recursos socio-
ambientais, e Jeniffer
Guedes, engenheira am-
biental.
Paulo Afonso, diretor
geral da Gráfica Ocea-