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Equipamentos para Impressão
Plana – Grandes formatos
GRAPHPRINT JUL 11
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Ferrostaal vai de Ryobi
Antonio Furlan, responsável pela linha de equipamentos Ryobi
para a Ferrostaal, evidencia que a empresa continua entendendo
que, na verdade, o mercado cresce para baixo, ou seja, segue a
tendência dos últimos 15 anos de tiragens reduzidas e cada vez
mais customizadas.
Quais os modelos voltados à impressão plana
para grandes formatos?
Hoje a Ferrostaal disponibiliza a Ryobi 1050, que pode ter de
duas a seis cores mais verniz IR e UV, bem como impressão LED
UV, com formato de papel de 1085 X 780mm.
Qual é o destaque principal?
Existem no mercado outras máquinas de formato maiores, mas
a Ryobi 1050 é uma folha inteira alongada e incorpora neste
modelo toda a tecnologia desenvolvida nos últimos anos, como
por exemplo, a impressão em LED UV, que poderá ser usada em
todos os segmentos de impressão, pela agilidade e beleza que
transmite ao impresso.
Atualmente o segmento gráfico experimenta grandes mudanças,
muitas delas promovidas pelo perfil das tiragens, mas pode con-
tar com produtos e equipamentos que facilitam a vida dos ope-
radores e proporcionam mais lucratividade. Isso porque existem
equipamentos com novas tecnologias, que reduzem desperdícios
e permitem um aumento na quantidade de serviço impressos por
turno, entre outros benefícios.
Outra mudança experimentada pelos gráficos diz respeito à
gestão dessas empresas. A maneira como esses empresários
direcionam seus investimentos, seus recursos humanos, orça-
mentos e o processo de produção fazem toda a diferença para a
manutenção dos bons negócios.
O nicho impressão plana – grandes formatos
– está em evidência atualmente no mercado
gráfico?
Nós continuamos a entender que, na verdade, o mercado cresce
para baixo, isto é: segue a tendência dos últimos 15 anos de
tiragens reduzidas e cada vez mais customizadas.
Embora existam ainda as impressões de grandes tiragens, no
segmento de embalagens e editorial, por exemplo, a grande
aposta hoje do mercado gráfico são as pequenas e médias
tiragens. Para esses mercados, as máquinas de pequeno e médio
porte automatizadas, como os modelos Ryobi, trazem à gráfica
uma relação custo-benefício mais vantajos
a.
O crescimento do mercado de embalagens
no Brasil é um fator de desenvolvimento do
segmento ou são valores distintos?
Nós entendemos que até bem pouco tempo a demanda brasileira
era muito represada pelo pouco desenvolvimento econômico do
País, levando a população a não ter renda para aumentar o con-
sumo em geral. Porém, como fizemos grandes avanços econômi-
cos e sociais nos últimos anos, essa demanda vem aumentando
e deverá aumentar ainda mais com a inserção de mais pessoas
no mercado de consumo, dando ao segmento de embalagens
a possibilidade de aumentar a produção. Portanto, podemos
afirmar que o segmento de impressão de embalagens é um forte
indicador econômico das atividades de nossa indústria.
A melhor saída para uma gráfica é apostar
em equipamentos para grandes ou pequenos
formatos?
O investimento não depende do formato, mas sim de equipa-
mento com tecnologia que faça com que a gráfica trabalhe
com segurança e lucratividade nos vários segmentos. Existem
equipamentos grandes que podem fazer com muita facilidade os
pequenos formatos, como é o caso da linha Ryobi.
Máquina pode ter de duas a seis cores mais verniz IR e UV bem como
impressão LED UV com formato de papel de 1085 x 780mm