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GRAPHPRINT JUL 11
Equipamentos para impressão plana - grandes formatos
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Qual é a tecnologia inserida no equipamento
da sua empresa que o diferencia dos
concorrentes?
Os equipamentos Ryobi já são diferenciados por serem feitos
com tecnologia e mecânica voltadas à demanda. Por isso, em
muitas gráficas que acompanhamos a tecnologia Ryobi chega
para substituir marcas menos automatizadas. Não podemos
esquecer que a Ryobi já falava em pequenos e médios formatos,
bem como em pequenas e médias tiragens, já em 1995, quando
todos os outros fabricantes nem imaginavam que essa seria a
nova ordem mundial em impressão offset.
As soluções Ryobi são desenhadas para produzir com facilidade
e rentabilidade e, para isso, lançam mão de recursos, como a
integração facilitada da pré-impressão com a impressão (CIP4);
sistema de pré-registro fora da máquina com 100% de precisão
na primeira folha impressa; impressão em qualquer substrato;
impressão e secagem LED UV e muito mais.
Na prática, ou melhor, no chão de fábrica,
qual a vantagem da impressora Ryobi?
Por serem muito automatizadas, as impressoras Ryobi não de-
pendem tanto da interferência do operador para conquistar qua-
lidade nos trabalhos. Ela se autoajusta. Além disso, permite mais
entradas de trabalho por turno, graças à facilidade de acerto.
Para quais mercados esses equipamentos são
mais bem indicados?
Com certeza absoluta para o mercado de embalagens
Há novo nicho a ser explorado?
Sim. O mercado de impressão em substratos não aderentes,
como o PVC, plástico e outros produtos que exijam secagem rá-
pida sem o uso de produtos cancerígenos, como o UV. Visando a
sustentabilidade, a Ryobi já disponibiliza a impressão e secagem
em LED UV, menos agressiva ao ambiente.
Há desenvolvimento que contempla a
sustentabilidade?
Uma preocupação da Ryobi é oferecer equipamentos que
permitam ao gráfico realizar práticas sustentáveis geradas pela
economia de todos os insumos usados no processo de impres-
são: papel, tinta e energia elétrica. Além disso, a tecnologia LED
UV permite substituir todas as impressões que estão sendo feitas
com o UV comum, com grande economia de energia, não produ-
ção de ozônio ou qualquer outro tipo de gás poluidor.
Antonio Furlan, responsável pela linha de equipamentos Ryobi para a
Ferrostaal:
“Embora existam ainda as impressões de grandes
tiragens, no segmento de embalagens e editorial,
por exemplo, a grande aposta hoje do mercado
gráfico são as pequenas e médias tiragens. Para
esses mercados, as máquinas de pequeno e
médio porte automatizadas, como os modelos
Ryobi, trazem à gráfica uma relação custo-
benefício mais vantajosa.”