Revista Graphprint - Edição 180

Papéis finos GRAPHPRINT OUTUBRO 17 40 final. São papéis coloridos na massa, texturizados, metalizados e com ótima performance para os mais diversos tipos de produtos e acabamentos gráficos. O grande impacto dos papéis finos é o diferencial que ele traz”, completa. Silva ressalta que o mercado de papéis finos apresenta cresci- mento significativo mês a mês, pois o grande impacto da linha é agregar valor, e o cenário econômico favorece esse crescimento. “As linhas trazem diferencial e as marcas acompanham por ne- cessidade esse consumo. Atualmente as empresas querem im- pactar 20 formadores de opinião, reduzindo o número de envio, mas focando no diferencial. E o diferencial geralmente é o produ- to criado em papéis finos”, diz Silva. DESAFIOS DA IMPRESSÃO É inegável que quando falamos de papéis finos a impressão re- quer mais cuidados. Os desafios sempre existiram e sempre existirão. Na medida em que evoluem as tecnologias de impres- são, os papéis têm que evoluir para que atinjam suas melhores performances nos equipamentos e tecnologias de impressão que mudam e se desenvolvem dia após dia em um ritmo cada vez mais frenético. “A chegada das tecnologias de impressão laser, jato de tinta, térmica, Índigo, etc., em complemento aos processos offset, silk screen e outros, obriga os produtores de papéis finos a adequarem seus produtos de forma que esses atendam aos requi- sitos de tão variadas tecnologias. As diferenças de formulação das tintas, os diferentes processos de expulsão e depósito das tintas sobre os substratos, as diferentes formas de secagem e outras particularidades dos sistemas de impressão fazem com que os fabricantes de papéis finos tenham que caminhar lado a lado com os fabricantes de equipamentos, trocando informações e experi- ências e, assim, adequando todo o processo”, diz Grassiotto. O gerente comercial da Filiperson diz que a empresa acredita no crescimento da demanda por papéis finos, pois a multiplicação de possibilidades de sistemas de impressão, aliada à dissemina- ção do conhecimento sobre as aplicações desses papéis e conse- quente agregação de valor, faz com que os artistas e produtores gráficos invistam mais e mais tempo na pesquisa por novas pos- sibilidades, achando novos papéis que garantam a excelência das peças impressas”, avalia Grassiotto. Daniel Grassiotto, gerente comercial da Filiperson: “Na Filiperson, uma empresa que tem o DNA dos papéis especiais em seu nome, são muitas as linhas de papéis finos que por si só agregam valores aos trabalhos impressos, sejam eles convites, artes, fotografias, folders, cardápios ou qualquer outra peça gráfica onde a elegância e o bom gosto sejam características primordiais.” Gustavo Silva, gerente de marketing & comercial Brasil da Fedrigoni: “Papéis finos são produtos considerados de alto valor agregado, sempre trazendo um grande diferencial para o produto final. São papéis coloridos na massa, texturizados, metalizados e com ótima performance para os mais diversos tipos de produtos e acabamentos gráficos. O grande impacto dos papéis finos é o diferencial que ele traz.”

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