Revista Graphprint - Edição 180

GRAPHPRINT OUTUBRO 17 Papéis finos 39 Atualmente as marcas são avaliadas não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pelas ideias que promovem. E não há qualquer cliente satisfeito com uma marca que o faça sentir-se culpado. Algumas das facilidades recentemente criadas – como o Uber – oferecem algo antes reservado ao mercado de luxo: além da total liberdade, uma sensação de “ser o patrão”. Quem sempre fez parte das faixas mais abastadas da população experimentou desde cedo o gosto da exclusividade. Mas agora que ela tem se tornado comum, como atrair esse público? O próximo ano reserva aos players de luxo o desafio de criar for- mas novas de avaliar seu público, inclusive adotando novos posi- cionamentos frente aos clientes. NOVAS IMPRESSÕES Para acompanhar o contato mais próximo com a clientela que vive cercada de luxos e mimos diversificados, há dentro da indústria de impressão os substratos conhecidos como papéis finos. São produtos voltados exatamente para a ação diferenciada que se relaciona com acabamentos nobre e insumos avançados. Sonia Rodrigues, gerente comercial & marketing América Latina da Arjo- wiggins, diz que usar papel fino confere valor agregado ao projeto, à marca utilizada. “Sempre digo, ao apresentar os produtos da Ar- jowiggins, que se uma empresa investe em seus cartões de visita, imprimindo-os com papéis com textura, encorpado, ela transmite a imagem de sua marca ao cliente que o recebe. O mesmo acon- tece com uma embalagem diferenciada. Uma caixa revestida com papel pintado tem um acabamento completamente diferente do que se tivesse sido utilizado um papel colorido na massa. Usar papel fino não é comprar um papel caro e sim fazer um investi- mento na apresentação do projeto. É uma oportunidade de colocar o produto da marca num patamar diferenciado”, analisa. Durante o ano de 2017, a Arjowiggins trabalha para consolidar a gama de papéis Pop’Set, linha de insumos coloridos na massa, e o Pop’Set Metálico. “Também lançamos a nova gama de papéis para impressão em HP Indigo, com tecnologia i-Tone, já disponí- veis no mercado brasileiro. Agora, a Arjowiggins Creative Papers trabalha no lançamento de novas gamas para 2018. Trabalhamos com coleções de papéis, apresentadas através do Paperbook, com duração de três anos. Em março de 2018 lançaremos o novo Pa- perbook 2018 – 2020, com novidades de produtos, todos antena- dos com as tendências do período”, fala Sonia. Já Daniel Grassiotto, gerente comercial da Filiperson, observa que a linha de papéis finos diferencia-se das demais linhas de papéis por aspectos como cores, texturas, tipos de fibras, lisura, carteado, etc. Os chamados “papéis finos” sempre se destacam dos demais graças a essas características, estejam elas presentes isolada- mente ou combinadas em um mesmo papel. “Assim, na Filiperson, uma empresa que tem o DNA dos papéis especiais em seu nome, são muitas as linhas de papéis finos que por si só agregam valores aos trabalhos impressos, sejam eles convites, artes, fotografias, folders, cardápios ou qualquer outra peça gráfica onde a elegân- cia e o bom gosto sejam características primordiais”, comenta. Nos últimos anos a Filiperson tem investido muito no desenvolvi- mento e lançamento de linhas de papéis finos e especiais. Exem- plos recentes são a linha de papéis Classic (composta de papéis lisos e texturizados) e a linha Metallics (composta de papéis meta- lizados e perolizados que podem ser impressos em equipamentos jato de tinta com qualidade fotográfica e secagem instantânea). “Há também a linha Filicolor, que reúne papéis de cores consis- tentes e sólidas, e a linha Inkjet Premium, composta de papéis couchê, vergê e Diplomata Opaline com exclusivo tratamento inkjet receptive, responsável por ‘printabilidade’ fotográfica e se- cagem instantânea”, completa Grassiotto. Gustavo Silva, gerente de marketing & comercial Brasil da Fe- drigoni, entende que atualmente as pessoas buscam algo mais moderno e diferenciado e isso também pode se incluir dentro do papel. “Papéis finos são produtos considerados de alto valor agregado, sempre trazendo um grande diferencial para o produto Sonia Rodrigues, gerente comercial & marketing América Latina da Arjowiggins: “Usar papel fino não é comprar um papel caro e sim fazer um investimento na apresentação do projeto. É uma oportunidade de colocar o produto da marca num patamar diferenciado.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=