Revista Graphprint - Edição 180

GRAPHPRINT OUTUBRO 17 Mercado editorial 31 de 2600 livreiros e um acervo conjunto de mais de 17 milhões livros”, revela Richard Svartman, CEO da Estante Virtual. “Somos o maior acervo de língua portuguesa do mundo. Um gran- de acervo de livros oferece para o leitor a possibilidade de encon- trar títulos que não são encontrados em outros sites nem em li- vrarias próximas. Ao reunirmos as ofertas de milhares de livrarias e sebos, resolvemos a sua necessidade em um único ponto, com a possibilidade de o leitor escolher o melhor preço entre edições no- vas ou antigas de uma mesma obra.”, complementa o executivo. Para Roberto Novaes, executivo da Catavento Distribuidora, que atua no mercado há 53 anos, entre as principais mudanças neste setor na última década, a maior delas são lojas virtuais, cada vez mais facilitadoras, diversificadas e presentes, em ascendência, e os pontos de venda físicos, com movimento contrário. “Somos dis- tribuidores e o nosso foco sem- pre foram livrarias, e ainda são. Buscamos diversificar os pontos de venda, atuando em supermer- cados, lojas de conveniência en- tre outros. Buscamos potenciais novos leitores, que a princípio não têm o hábito de passar pelas livrarias. Para o conhecimento global, podemos dizer que ain- da há muito que amadurecer. Os processos devem ser tratados com maior eficiência, ética e con- teúdo”, descreve. “Com nossa experiência no ramo do livro, vamos aproximar os elos e oferecer um serviço com maior excelência ao editor e à livraria. Neste momento estamos trabalhando e aperfeiçoando o nosso portal B2B para o melhor trânsito junto a nossos clientes. Procuramos oferecer a confiabilidade no tráfego das informações, proporcionando índices mais assertivos de nosso estoque e maior agilidade na entrega, para que o nosso cliente satisfaça as neces- sidades do consumidor”, acrescenta Roberto. A BookPartners, que começou há mais de 100 anos na Editora Re- vista dos Tribunais, tradicional editora jurídica do país, hoje se po- siciona como portadora de soluções para o mercado editorial, com negócios que vão desde a comercialização especializada para ins- tituições de ensino e órgãos públicos (VérticeBooks), distribuição para a revenda livreira de todos os segmentos – científico, técnico, profissional (Empório do Livro) –, trade e importados (SuperPedi- do), passando para o varejo, e-commerce e marketplaces (Cia dos Livros), além de uma solução para comercializar livros impressos sob demanda (OnDBooks) a até mesmo um braço editorial para mercados de nichos (B4 Editora). “Consideramos que todos os ne- gócios possuem sinergia e se complementam, sendo soluções de otimização para os players do mercado editorial”, descreve Mauro Lopes de Azevedo, diretor de operações do grupo BookPartners. “Na última década, o mercado, seja em operações B2B ou B2C, vem exigindo cada vez mais uma melhor prestação de serviços em todos os setores, não sendo diferente em nosso mercado edi- torial. Diante dessa expectativa, a BookPartners vem evoluindo constantemente seus processos, desde a operação logística, pas- sando por tecnologia e atendimento, não abrindo mão da busca da excelência em todos esses processos, a fim de garantir a sa- tisfação total de nossos clientes com muita inovação e dedicação nos serviços prestados. A cada dia, a BookPartners se fortalece, não só como uma distribuidora do mercado editorial, mas também como uma parceira de negócio, buscando soluções que geram novas oportunidades e valor ao mercado editorial, aliando ino- vação, tendência e tecnologia”, reforça. Segundo o executivo, essas solu- ções visam sempre simplificar o dia a dia dos clientes, a fim de que se concentrem cada qual em seu core business. “A BookPartners oferece soluções para a opera- ção de distribuição, onde o cliente encontra tudo que precisa em um único lugar. Trabalhamos com o intercâmbio eletrônico de dados, espelhado em nosso cliente, onde nosso estoque está disponível nos estabelecimentos dos clientes, colaborando com a gestão de pedidos e encomendas. São mais de 1.600 selos nacionais e internacionais à disposição. Ainda conta- mos com a grande inovação do livro sob demanda, onde já estão disponíveis em nosso catálogo títulos que até então se encontravam esgotados nas editoras.” No setor há 25 anos, a Distribuidora Loyola de Livros, que conta com mais de 120 selos, sendo alguns exclusivos e mais de 40 deles estrangeiros, há dois anos lançou um selo próprio: Edições Fons Sapientiae. O grupo tem cinco livrarias, todas especializadas, de porte médio e localizadas em ruas; um e-commerce, Livraria Loyola.com, e um portal de vendas no atacado B2B. “Todos esses segmentos do Grupo Loyola se completam de forma positiva e nos fazem estar o tempo todo em contato com os principais clientes e fornecedores, e isso nos obriga investir e atualizar ano a ano os processos de gestão e relacionamento com os clientes”, revela Vitor Tavares, diretor da Distribuidora e Livraria Loyola. Para o empresário, dos anos 90 até hoje muitas coisas mudaram. “Hoje, para ser um bom distribuidor de livros, precisamos de infor- “Das megastores às lojas especializadas, das universitárias ao comércio online, as livrarias buscam os melhores caminhos para se comunicar com o leitor, atender às exigências do consumidor contemporâneo e dar sustentabilidade ao seu negócio” - Bernardo Gurbanov, presidente da ANL

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