Revista Graphprint - Edição 180

MERCADO EDITORIAL GRAPHPRINT OUTUBRO 17 30 A 27ª Convenção Nacional de Livrarias, que este ano foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, trouxe debates e cases sobre as diversas tendências comerciais, marke- tplaces, que hoje buscam atender eficientemente o cliente final, o leitor, seja através de grandes, médios e pequenos players de livrarias e de sebos, virtuais ou físicos. Para que o livreiro possa atender ao cliente de maneira eficiente, seu B2B precisa estar alinhado. Apesar de a loja virtual tornar-se uma facilitadora na comercialização de produtos em geral tanto no B2B como nas vendas diretas ao consumidor final, o mercado físico também se reinventa e consegue levar os leitores aos seus espaços, através de ações criativas em diversas áreas. DISTRIBUIDORES E NOVAS PLATAFORMAS DE VENDAS TORNAM-SE IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA QUE A VENDA E A ENTREGA DO LIVRO ACONTEÇAM DE FORMA EFICAZ. EMBORA O TERMO MARKETPLACE SEJA MAIS USADO NO COMÉRCIO VIRTUAL, ELE PODE ACONTECER TAMBÉM EM UM ESPAÇO FÍSICO (REAL) Novas plataformas comerciais surgem como facilitadoras na gestão da venda do livro no Brasil Para conhecermos melhor o que há de diferencial na logística do mundo livreiro, o portal da ANL (www.anl.org.br ) foi conver- sar com executivos do livro presentes à 27ª Convenção Nacio- nal de Livrarias. Através do marketplace os negócios podem ser feitos de empre- sas para empresas (B2B - Business to Business); empresas para consumidores (B2C - Business to Consumer); consumidores para consumidores (C2C - Consumer to Consumer); empresas para go- verno (B2G - Business to Government); governo para cidadão (G2C - Government to Citizen). Há quase 12 anos no mercado, a Estante Virtual busca dois objetivos: empoderar os vendedores para que tenham presença online (facilitador de vendas) e, também, para que sejam um facilitador de compras, para possibilitar um ponto único com a maior oferta de livros para os leitores acharem o que procuram de forma mais fácil. “Em 2005, antes da Estante Virtual, cerca de 100 sebos tinham sites simples, apenas seis deles tinham catálogos online e menos de 1% dos sebos tinham seu acervo informatizado. Milhares de leitores em busca de livros seminovos (mais em conta), fora de exibição ou raros, só podiam recorrer aos sebos de suas locali- dades, muitas vezes, sem sucesso. O site da Estante Virtual foi lançado no final de 2005 com cerca de 40 sebos e um acervo de cerca de 5 mil livros apenas. Atualmente, somos uma rede de mais

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