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GRAPHPRINT MAI/10
Revista Graphprint -
Como foi para vocês enfrentar a crise no
momento em que vocês estavam se instalando aqui?
Assensio -
Viemos para o Brasil através de uma grande aqui-
sição de uma empresa global. Dessa forma, de 2006 a 2009
foram anos de preparação para entrar nesse mercado. Sen-
timos a crise, mas estávamos muito bem preparados para
enfrentá-la.
Julian -
A crise teve reflexos diferentes nos vários continen-
tes. Na Europa, ela está estabilizada; a Ásia está crescendo,
principalmente com a Índia e a China; A América do Sul está
crescendo, particularmente no Brasil. Ou seja, a economia
está crescendo nos países mais emergentes.
Revista Graphprint -
Quais foram os investimentos entre
2006 e 2009 com a estrutura e a instalação das fábricas no
Brasil e Argentina?
Assensio -
Os principais investimentos foram na instalação
das fábricas. No que se refere à tecnologia, o grande projeto,
que está em curso inclusive, é a transferência de tecnologia
da Europa tanto para o Brasil como para a Argentina. Temos
muitos técnicos europeus trabalhando aqui na região. Na área
de recursos humanos temos também o desenvolvimento de
talentos nas nossas unidades da região.
O destaque ficou por conta das linhas especiais para laminação, como por exemplo, a linha NC – 189 de tintas para trabalhos com
alta força de laminação e a linha NC – 701, indicada para laminações mais simples. Ambas são indicadas para imprimir em flexo-
grafia e rotogravura, em uma vasta possibilidade de substratos, como em PE, PP, BOPP, PET e BOPA. “Possuem também excelente
estabilidade durante a impressão, baixa retenção de solventes e altos valores de laminação. São linhas de multiuso, indicadas para
embalagens como as de café, a vácuo ou não”, explica Assensio.
Em tão pouco tempo de atuação no País, a multinacional já conquistou um portfólio importante para a marca. Em Londrina, no
Paraná, conta atualmente com uma minifábrica instalada dentro de um único cliente. “Isso mostra o reconhecimento do mercado
pela nossa tecnologia”, comenta Assensio.
A Siegwerk possui atualmente cerca de 4 mil funcionários em todo o mundo, sendo que 30% do efetivo global atua fortemente no
departamento de pesquisa e desenvolvimento, sendo esse um dos grandes diferenciais da companhia.
O diretor-geral da empresa no Brasil revela ainda que a multinacional possui planos agressivos para o mercado brasileiro e prevê
investimentos no País em treinamentos e ampliações. Para garantir a excelência e todo o diferencial tecnológico da marca, a
Siegwerk já possui especialistas de diversas partes do mundo em atuação localmente, para dividir conhecimento e agregar ainda
mais valor à operação brasileira.
Manuel Julian, vice-presidente para a América do Sul da Siegwerk, que tem base na Argentina, também esteve presente ao evento
e também falou à revista Graphprint sobre suas expectativas e sobre os planos da empresa para a região.
Por Marcos Mila
Revista Graphprint -
Qual a estrutura da empresa na região?
Assensio -
Temos estrutura própria com fábricas e labora-
tórios no Brasil e Argentina, além de blend setters no Chile e
Colômbia, que atendem os mercados locais.
Produtos em destaque
Linha NC – 239 - Tintas biocompostáveis para serem uti-
lizadas em embalagens biodegradáveis.
Linha NC-191 - Dedicada à impressão externa onde é
preciso alta resistência à química e à abrasão. É ade-
quada para impressão em PE, PP e BOPP, roto e flexo.
Possui linha universal para impressão de frente, exce-
lente resistência a atrito, boa resistência à refrigeração
e congelamento e excelente brilho. Indicada para rótulos
de refrigerante, produtos de higiene, entre outros.
Sicura Plast LM - Linha de tintas UV para impressão de
embalagens alimentícias com baixíssima migração e
odor imperceptível.
Sicura Plast SP - Nova geração de tintas para impressão
em substratos não absorventes.