Page 35 - 95

Basic HTML Version

GRAPHPRINT NOV/09
Artigo
35
Implante o sistema de BPF&G passo a
passo.
Jamais pressuponha que os funcionários de sua gráfica assimilem de pronto todas
as mudanças que poderão ser feitas e que geralmente não são muitas, porém com-
portamentais de relevante importância para redução da “sobrecarga” de trabalho
com consequente “stress” da equipe. Explique o porquê e como se processará a
mudança. Explique tudo em detalhes, mesmo aquilo que possa parecer exagerada-
mente óbvio, e por que a mudança é necessária e o que ela significa para a gráfica
e para seus funcionários com relação à redução da carga individual de trabalho
e com isso do stress. Enfatize os seus benefícios e descreva com objetividade e
clareza o resultado e benefícios esperados. Não perca de vista que o seu objetivo
não é obter a aprovação ou ganhar a adesão dos seus pares à mudança pretendida,
mas ajudá-los a compreender e prepará-los para eliminar os problemas que estão
acontecendo.
Escute também opiniões dos envolvidos.
Tente identificar, compreender e ajustar as percepções de medos ou problemas
dos membros de sua equipe à mudança. Não faça uma “solenidade”, em um dis-
curso de incentivo em favor da mudança de atitudes na gráfica, antes de os funcio-
nários terem tido a oportunidade de colocar as suas preocupações. Se você passar
por cima deles simplesmente dando ordens você pode fracassar na sua meta.
Ouvi-los interessadamente, compreendendo as suas razões, visando a esclarecê-
los, adicionará um bocado de confiança e não aumentará desnecessariamente as
resistências à implantação do novo sistema. Isso, no entanto, poderá ser feito pelo
consultor que lhe auxiliará na elaboração das normas e procedimentos.
A implantação é gradual.
Faça a implantação de forma gradual de curto prazo nos processos de comuni-
cação e de trabalho. Suavize o impacto da mudança de uma situação para outra.
Dê dois passos à frente, porém, não hesite em recuar um, aceitando os questiona-
mentos dos funcionários. Avanços graduais possibilitam espaço para “feedback”
de todos os envolvidos, reduzindo as resistências e o sentimento de vitimização ou
de impotência diante do irreversível. Certamente você terá sucesso e a vida da sua
gráfica irá mudar radicalmente para melhor, otimizando seu fluxo de operações.
Boa sorte!
*Thomaz Caspary é engenheiro gráfico, consultor de empresas e diretor da Prin-
tconsult Ltda. (11) 3167-6939.