Page 41 - 93

Basic HTML Version

GRAPHPRINT SET/09
Giro
41
Gráfica Comunicare lança
mais uma edição da Grifo
Já está circulando a 9ª edição da revista Grifo, produção independente da gráfica
Comunicare direcionada ao mercado de comunicação. O periódico é uma solução
gráfica que alia a apresentação dos recursos de impressão da empresa com uma
linguagem moderna, tendo como foco ser um espaço para a divulgação de artistas
e empresas do Paraná.
As matérias dessa edição destacam a artista Ocléris Muzzilo, especializada na pro-
dução de peças em argila, a atuação da agência Lustig, focada no planejamento de
ações de marketing, e da empresa Zênite, que atua com assessoria e consultoria
em licitações públicas.
O projeto gráfico da Grifo é da G8 Design. A publicação é distribuída gratuitamente
para um mailing com mais de 2,5 mil nomes e tem periodicidade trimestral.
A série Encontros PODi obteve uma avaliação bastante positiva dos parti-
cipantes sobre as apresentações da reunião realizada no dia 18 de agos-
to, na Escola Senai, em São Paulo.
Para o encontro foram apresentadas as diferentes oportunidades no mer-
cado editorial com a utilização da impressão digital, além da apresentação
sobre a próxima importante feira internacional em Chicago, a myPrint.
Com mais de 100 participantes, o encontro teve o seu início com a apre-
sentação de Hamilton Costa sobre o crescimento da impressão digital de
livros sob demanda.
Seguidamente, houve a apresentação do modelo de negócio da Fábri-
ca de Livros, palestrado por João Scortecci, fundador do Grupo Editorial
Scortecci. O mote da empresa “Mais que livros, imprimimos emoções!”
caracteriza com objetividade o conceito principal pautado pela empresa.
Scortecci possui os projetos PID - Portal da Impressão Digital, Amigos do
Livro, Escola do Escritor.
Reginaldo Damasceno, da empresa FTD, editora centenária, brasileira e
de capital marista, apresentou as dificuldades e razões para a implanta-
ção do sistema digital dentro da empresa.
Em posse de um estoque na casa dos milhões de livros impressos, a FTD
ainda enfrentava a exigência dos seus clientes por produtos personaliza-
dos, o que a empresa não poderia oferecer sem a adição no seu proces-
Senai sedia encontros PODi sobre impressão digital de
livros
so produtivo da impressão digital, hoje o garantidor de grande parte dos
pedidos da gráfica.
Contudo o principal empecilho enfrentado pela empresa para a implan-
tação do processo digital pode ser visualizado em todas as gráficas for-
temente enraizadas nos processos de impressão analógicos, que veem
seus clientes migrarem para outras empresas ou a não fecharem pedidos
de impressão, pois atualmente primam por personalizações que o pro-
cesso offset (o mais difundido processo analógico no mercado gráfico)
inviabiliza.
As apresentações foram encerradas com Clineu Stefani, da Bandeiran-
tes Soluções, que apresentou o sucesso que sua gráfica está obtendo no
ramo editorial de impressão sob demanda. A impressão de pequenas ti-
ragens, no processo digital está abrindo novas oportunidades de negócios
e que, somados, alcançam um considerado volume dentro do faturamento
da empresa.
As ações da PODi têm o apoio da InfoPrint Solutions, Xerox, HP, AlphaGra-
phics e GMC.
Os Encontros PODi são mensais e possuem inscrições gratuitas, que
podem ser feitas através do e-mail info@podilatinamerica.com.br, en-
viando nome completo, empresa, cargo, telefones e endereço comer-
cial completos.