Page 32 - 93

Basic HTML Version

Papéis reciclados
GRAPHPRINT SET/09
32
O consumidor está cada dia mais consciente da importância de se preser-
var o meio ambiente e busca no seu dia a dia ter atitudes ambientalmente
adequadas. De olho nesse mercado, as empresas estão buscando solu-
ções que transmitam a sua atitude ambiental correta por meio de produ-
tos, principalmente em sua comunicação impressa, utilizando papéis re-
ciclados. Por isso, o volume de venda desse produto está em crescimento.
Fibras aparentes e coloração característica identificam o papel reciclado.
Por ser aplicado em qualquer produto impresso (folhetos promocionais,
cadernos, agendas, documentos oficiais, certificados, cheques e outros) e
em larga escala, o papel reciclado tornou-se uma commodity.
O consumo de aparas, que é reflexo do aumento da demanda de papel
reciclado, também aumentou bastante: no ano 2000 eram consumidas
2.612 mil toneladas de aparas e em 2008 chegou a 3.694 mil toneladas,
segundo a Bracelpa.
A fabricação do papel reciclado em escala industrial possibilita a aplica-
ção do conceito de sustentabilidade em todos os seus aspectos, como
ambiental (coleta de resíduos que seriam enviados para aterros sanitá-
rios), social (inclusão social de catadores de papel através de coopera-
tivas) e econômico (venda de um produto economicamente viável). Em
resumo, fabricar papel reciclado gera lucro para a empresa com desen-
volvimento social e preservação do meio ambiente.
Sustentabilidade
Devido ao foco nesse tripé (ambiental, social e econômico), o gerente
de papéis do Grupo Bignardi, Antônio Viana, acredita no seu forte cres-
cimento. “Ele promove a reinserção social por meio de catadores e das
cooperativas. O foco do Grupo Bignardi, através da Bignardi Papéis, é o
papel reciclado, mesmo ante modismos. E nós nos preparamos nestes
dois anos, com investimentos, para nos tornarmos uma empresa modelo
em sustentabilidade e em papéis de imprimir e escrever.”
Para Viana, com a qualidade atual excelente para a impressão, a cons-
cientização das pessoas e a crescente tendência por matéria-prima re-
ciclada, o mercado já está consolidado e em profundo momento de cres-
cimento. “As empresas têm que mergulhar nessa onda de consciência
Sabendo usar,
não vai faltar
Nos últimos seis anos, o mercado de
papéis reciclados cresceu num ritmo
bem forte, numa média de 20% ao ano.
Atualmente, 20 fabricantes atuam nesse
segmento.