Revista Graphprint - Edição 194

GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 39 caminho é este, crescer na valorização do impresso diferenciado”, exemplifica. Grassiotto diz que há espaços que precisam ser preenchidos. “A evolução da tecnologia, da economia, do ser humano e da socieda- de como um todo cria sempre novas apli- cações e necessidades. Estamos trabalhan- do bastante no sentido de preenchermos partes desses espaços via parcerias com estúdios de criação, agências de publici- dade, gráficas especializadas e consultorias específicas”, observa. Além disso, a Filiperson mantém a tradição de visitar anualmente as principais feiras do segmento de papéis, embalagens e gráficas. “Com isso trazemos sempre as últimas ten- dências antecipando as demandas. Com isso, nossas linhas de produtos são sempre incrementadas por novos itens e renovadas, disponibilizando ao mercado brasileiro op- ções de qualidade e vanguarda”, avisa. LINHAS E NOVIDADES Na linha de produtos Filiperson há vários itens especialmente desenvolvidos para a impressão offset, identificados como linha Filiset. Há papéis alcalinos lisos mate ou satinados, com ou sem revestimento, pa- péis brancos alvejados ou brancos naturais, papéis coloridos, com baixas ou altas cargas minerais, e papéis texturizados, de baixas e altas gramaturas. “A ampla gama de produtos é destinada a proporcionar a melhor impressão em equi- pamentos offset. Já no segmento digital, a Filiperson disponibiliza algumas linhas de papéis alcalinos revestidos com excepcio- nais performances nos equipamentos aos quais se destinam, sejam eles com tecno- logia Laser, Led, Índigo ou Jato de Tinta”, indica Grassiotto. O lançamento da Filiperson para o ano de 2020 é a linha Offset Ecolight. “Trata-se de uma linha de papéis alcalinos, reciclados das próprias aparas da indústria e produzi- da dentro dos mais rígidos controles de sus- tentabilidade, sem adição de corantes, alve- jantes ou branqueadores óticos, com apelos visual e tátil muito interessantes” antecipa. Para impressão offset, Sonia cita a linha a linha Rives, um papel com cores pastéis, encorpado e texturas diversas. “Desde que lançamos nossa coleção de papéis 2018- 2021, há outra gama que se destaca, o Keaykolour, uma gama com 48 cores com tons médios, um acabamento com toque natural, gramaturas entre 120 e 450 e assim como na linha Rives, um excelente corpo, o MUITO TEM SE FALADO SOBRE A ELIMINAÇÃO DOS PLÁSTICOS EM DIVERSOS SETORES. ESSE MOVIMENTO PODE REFLETIR POSITIVAMENTE NA DEMANDA DE PAPÉIS FINOS? POR QUÊ? ARJOWIGGINS “O plástico não será eliminado, porém é importante que sua utilização seja repensada. Ele ser transformado em um material de longa duração, onde o descarte seja infini- tamente menor e responsável, é o caminho. A poluição causada atualmente por arte- fatos de plástico de uma única utilização, como filmes de alimentos, sacolas plásticas, canudos precisam e devem ser revista. Há projetos em andamento dentro de nossas unidades de negócios, com foco para ter uma opção em papel, sustentável para alguns destes mercados, como vegetal substituindo filmes plásticos, substituição de janelas de acetado em caixas de alimentos por papel transparente, flow-pack de sabonetes, etc. Pensando no mercado de editorial, oferecemos papéis com toque natural, com alta resistência mecânica, tecnologia anti digital, que não precisam receber laminação”, analisa Sonia. FILIPERSON “Sim, já temos notado um aumento na demanda por papéis especiais em substituição aos suportes não ecológicos. O exemplo da volta dos canudos de papel, dos copos, das embalagens promocionais. Enfim são vários segmentos que observam a transferência de demandas”, lembra Grassiotto. que torna esta, uma de nossas marcas regis- tradas. Temos um papel focado para a gama editorial, chamado Masterblank, com to- que natural e excelente printabilidade, mui- to utilizado pelos designers de livros duran- te este ano, tanto para versões de capa dura, quando para brochuras”, informa Sonia. Ainda de acordo com Sonia, praticamente toda a linha da Arjowiggins tem desempe- nho para impressão em equipamentos de toner seco. “Para equipamentos de toner líquido, tecnologia utilizada pelas HP In- digos, temos uma linha dedicada, com tec- nologia i-tone, homologada pelo fabricante da impressora e em formatos pensados em cada modelo de equipamento. Esta gama é composta por papéis coloridos, metálicos, com toque natural e vegetal”, explica acres- centando que a empresa trabalha com cole- ção de papéis e como houve o lançamento da nova linha em 2018 agora o trabalho está focado na consolidando dessa coleção. “Em paralelo começamos a desenvolver os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento para a coleção de 2022”, completa Sonia. SONIA RODRIGUES, GERENTE COMERCIAL & MARKETING AMÉRICA LATINA DA ARJOWIGGINS: “O CAMINHO É CRESCER NA VALORIZAÇÃO DO IMPRESSO DIFERENCIADO.”

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