Revista Graphprint - Edição 194

Papéis Finos GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 38 Os ventos estão começando a soprar a favor do mercado. Após um início razoavelmente incerto no início do ano, a economia bra- sileira em 2019 mostrou algum progresso. Apesar de recente, o crescimento encontra respaldo na projeção de crescimento da CNI (Confederação Nacional da Indús- tria). Segundo o IBGE, a atividade indus- trial do Brasil fechou o segundo trimestre de 2019 com uma alta de 0,4%. Com base nisso, o crescimento econômico brasileiro projetado pelo setor industrial para o ano ficou em 0,9%. A temível inflação se man- teve estável até o fim do primeiro semestre de 2019. Novamente de acordo com dados do IBGE, o índice de inflação registro em julho deste ano se limitou a 0,19%. Outro ponto é que o recente encaminha- mento da reforma da Previdência conce- deu novo fôlego à economia brasileira em 2019. No período anterior, é verdade, já havia alguns bons indicadores. Afinal, o segundo trimestre do desempenho eco- nômico do país conquistou um aumento do investimento. Paralela à economia, a diversidade de canais de consumo, viabilizada principalmente pe- las novas tecnologias, leva o consumidor a aumentar o poder de escolha sem preceden- tes. Em muitos casos a publicidade de mas- sa já não tem a mesma efetividade de antes, uma vez que o usuário escolhe o conteúdo que vai consumir. O papel, ou melhor a impressão, acaba voltando ao jogo da atração. Campanhas oriundas da mídia impressa estão conse- guindo alcançar públicos estratégicos. As próprias Fakes News acabam sendo induto- ras do crescimento da mídia impressa. Ascensão evidente Investimentos em comunicação mais assertiva e campanhas que miram valor agregado levam ao fortalecimento do setor de papéis finos Aumenta assim o investimento por impres- são com valor agregado. Daniel Grassiotto, Gerente Comercial da Filiperson Papéis Especiais, analisa que devido às alterações sofridas pelo mercado gráfico, com o cres- cimento das mídias digitais, a cada dia mais se precisa diferenciar as obras gráficas. Os apelos sensoriais têm que ser usados pa- ra agregar valor aos produtos. “Não é ne- nhuma novidade de que o papel, quando bem projetado, escolhido e utilizado em sintonia com um bom projeto gráfico e de marketing é capaz de chamar a atenção, de dar destaque ao conteúdo impresso. Hoje se consegue transmitir sensações e emoções a partir do papel escolhido, em conjunto com o bom projeto gráfico. Em nossa opinião essa particularidade só vai ser mais e mais notada pelo mercado e, com isso, a tendên- cia é de que cresça muito mais a utilização dos papéis especiais como ferramenta de diferenciação ao compor o projeto da obra gráfica”, comenta. Na visão de Sonia Rodrigues, gerente Co- mercial & Marketing América Latina da Arjowiggins, há dois nichos que a compa- nhia acredita muito: mercado editorial de alta gama e o mercado de embalagens de luxo. “São segmentos que estão trabalhan- do cada vez mais a personalização, e a di- ferenciação entre os seus concorrentes do mercado. Nossa gama está pensada 100% para atender a este público”, avisa Sonia. POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO Sonia argumenta que o mercado de papéis finos tem uma infinidade de possibilidades, por ser tratar de papéis que mexem com a criatividade das pessoas. No Brasil, o grande desafio é mostrar às empresas que imprimir é um diferencial e quando se investe em ferramentas impressas bem-feitas, há um valor agregado à marca que é muito valioso. “Por exemplo, uma marca de roupas tem que ter atenção aos detalhes desde as etiquetas de seus produtos, caixas, sacolas, até a maneira como entrega o cupom fiscal ao seu cliente. Um consu- midor que paga R$1.000,00 numa camisa, merece receber seu cupom fiscal dentro de um impresso em papel cartão. Acho que o DANIEL GRASSIOTTO, GERENTE COMERCIAL DA FILIPERSON PAPÉIS ESPECIAIS: “NÃO É NENHUMA NOVIDADE DE QUE O PAPEL, QUANDO BEM PROJETADO, ESCOLHIDO E UTILIZADO EM SINTONIA COM UM BOM PROJETO GRÁFICO E DE MARKETING É CAPAZ DE CHAMAR A ATENÇÃO, DE DAR DESTAQUE AO CONTEÚDO IMPRESSO. HOJE SE CONSEGUE TRANSMITIR SENSAÇÕES E EMOÇÕES A PARTIR DO PAPEL ESCOLHIDO, EM CONJUNTO COM O BOM PROJETO GRÁFICO.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=