Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT Jul/Ago 2019 9 Two Sides afirma: corporações globais retiram mensagens enganosas contra o papel Segue crescendo o número de organizações globais que admitem estar usando argumentos infundados e equivocados para estimular seus usuários a trocarem contas e extratos impressos por documentos eletrônicos. De acordo com o Two Sides, no primeiro semestre de 2019, 38 organizações removeram ou alteraram mensagens enviadas aos seus usuários que trazem afirmações infundadas sobre o impacto do papel no meio ambiente após serem notificadas pela organização. Isso foi possível graças à ação de Two Sides que rastreou, nesse período, 102 organizações com práticas inadequadas. Desde que iniciou este trabalho em 2010, Two Sides abordou com sucesso 441 organizações em nível global que vinham fazendo alegações enganosas sobre o impacto ambiental do uso do papel e da comunicação impressa. Instituições financeiras, empresas de serviços públicos e inúmeros outros provedores de serviços têm reforçado uma visão equivocada, ao incentivar seus clientes cada vez mais a optarem por receber suas contas e extratos no formato eletrônico em lugar do impresso. Os incentivos aos documentos digitais, ao invés de expressar a preocupação com a redução de custos, têm apontado de forma enganosa alegações ambientais como “Go Green - Go Paperless” e “Choose e-billing and help save a tree” (Escolha conta digital, e ajude a salvar uma árvore). Os setores com o maior número de greenwashers incluem: provedores de telecomunicações, bancos e instituições financeiras, provedores de serviços públicos e organizações governamentais. Martyn Eustace, presidente mundial de Two Sides, declarou: “Estamos realmente satisfeitos por nosso es- forço contínuo ter tido um efeito tão significativo em algumas das maiores e mais influentes empresas e organizações do mundo. Mas não há espaço para complacência e ainda há muito trabalho a ser feito para combater empresas que continuam a enganar seus clientes.” Lojas físicas, com presença na internet, vendem mais que e-commerce Um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AB- COMM) e outro da Ebit/Nielsen concluiu que lojas físicas com presença on-line vendem mais que lojas presentes somente na web. A pesquisa revela que marcas do varejo tradicional como Casas Bahia e Walmart representam 51% das vendas on-line em relação as marcas restritas ao serviço de e-commerce, como Netshoes e Submarino. Governo avisa que provas do Enem vão se tornar digitais a partir de 2020 O Ministério da Educação anunciou que a partir do ano que vem o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, vai se tornar digital, com questões em vídeos, infográficos e até com lógica dos games. Segundo o MEC, a aplicação vai ser pro- gressiva, ocorrerá em fase piloto e a previsão do governo é abandonar as versões impressas em 2026 O que o digital pode fazer por seus clientes? O entendimento do mercado brasileiro com relação à tecnologia digital evoluiu muito nos últimos anos. Mesmo assim, a equipe da Comprint continuava a sentir certa resistência dos gráficos com relação a real efeti- vidade desses sistemas. Para eliminar de vez qualquer bloqueio, a empre- sa decidiu criar um espaço no qual clientes e prospects pudessem testar as soluções com seus próprios trabalhos. Nasceu, então, o Demo Center Comprint. Inaugurado no final de abril, o espaço está equipado com o que há de mais atual nas três áreas nas quais a empresa atua: impressão digital gráfica, marcação e codificação e impressão 3D. “Uma coisa é o cliente receber uma amostra já impressa. Outra, bem diferente, é o profissional estar ao lado da máquina, vendo-a rodar em 10 minutos o arquivo de um de seus clientes mais exigentes”, comenta Raymond Trad, CEO da Comprint. Cada cliente terá um dia inteiro para testar o equipamento, contando com o apoio da equipe de CBD (Customer Business Development) da Comprint.

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