Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT Jul/Ago 2019 39 sional e o equilíbrio da renda familiar podem impulsionar a substi- tuição de equipamentos domésticos, investimento que vem sendo postergado por conta da insegurança e instabilidade no futuro por parte dos consumidores. Quanto ao fôlego do mercado de impressão frente a transformação digital, o analista de mercado da IDC Brasil é enfático: “Ouve-se muito sobre a redução do número de páginas impressas por conta da adoção da tecnologia, porém da mesma forma que muitas pes- soas e empresas migram investimentos para soluções digitais, novas empresas e empreendedores estão entrando agora na era digital e criando estruturas que demandam investimentos em equipamen- tos para impressão e gestão de documentos”. Já sobre impressão 3D, ainda é um mercado de nicho, mas com indicação de crescimento em 2019. Mundialmente, segundo o IDC Wordwilde Semiannual 3D Printing Spending Guide, os in- vestimentos globais para o ano devem ficar em US$13,8 bilhões, crescimento de 21% em relação a 2018. Na América Latina, os investimentos devem ser de US$53 milhões, avanço de 25%. “Não temos projeções oficiais para o Brasil, mas conversas com o mercado nos animam a acreditar que o crescimento no país será maior do que o da região”, diz Pereira. Segundo ele, o mercado brasileiro de impressão 3D se encontra em um período de ma- turação, tanto por parte de quem fornece esse tipo de solução, quanto para quem pode vir a utilizar, mas os esforços dos fabri- cantes, influenciadores, empresas parceiras, montadoras, univer- sidades, centros de estudo e investidores para disseminar a tecno- logia, suas aplicações, custos e benefícios são fundamentais para sua popularização e adoção.

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