Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 36 muito relevante pois, quando falamos em impressos promocionais, a diferenciação e o valor agregado são importantíssimos. Ao permitir o uso de papéis variados, a AccurioPress C6100 amplia também as possibilidades de trabalhos que podem ser executados pelos clientes. A flexibilidade desse equipamento abrange, ainda, os for- matos, uma vez que incorpora a tecnologia de impressão em formato banner. Por fim, mas não menos importante, gostaria de destacar nossa tecnologia de toner Simitri HDE, que permite obter imagens com co- res mais vivas e de maior impacto visual”, sugere Arakaki. QUAL É A IMPRESSORA QUE MAIS TEM ATENDIDO O MERCADO EDITORIAL? POR QUÊ? De acordo com Cristo, a HP para grandes volumes tem as impressoras rotativas com tecnologia de injeção térmica de tintas. “Impressoras como T230, T235, T360, T240HD, T400, T470HD, todas insta- ladas no país, geram um volume anual de páginas impressas significativamente acima de qualquer solução concorrente. Essas im- pressoras combinam capacidade para alta produção (cada impressora tem a capacida- de de impressão real entre 50M a 170M de páginas ao mês), robustez industrial e custo competitivo”, diz o executivo da HP. Carli diz que os equipamentos digitais da OKI têm aceitação no mercado editorial porque suprem duas tendências naturais do mercado: a redução dos volumes de im- pressão e a personalização. “Antigamen- te a capacidade da gráfica estava voltada para a reprodução de grandes volumes sem variação de títulos, hoje percebemos um aumento no número de títulos com baixo volume. É neste contexto que a OKI pode ajudar. Com a série de im- pressoras coloridas C900, o usuário po- de imprimir desde 1 a milhares de exem- plares, sem necessidade de configurações ou criação de cores especiais. Como exemplo, as próprias livrarias podem co- locar um equipamento para a produção de livros e revistas sob demanda direta- mente no ponto de venda, uma forma de gerar uma nova fonte de receita e evitar estoque de produtos com baixo giro”, ar- gumenta Carli. A Epson desenvolveu a SureColor Série P para oferecer soluções para prova de cor e fotografia, com impressoras de diferentes portes e especificações. “Podemos destacar a SureColor P5000, que vem com kit pro- fissional de dez cores e proporciona maior qualidade de tonalidades brilhantes e pre- tos de maior densidade. E, com o cartucho opcional violeta, possibilita obter 99% das cores da escala Pantone”, fala Evelin. Para o mercado editorial os equipamen- tos jato de tinta executam impressões de maneira confiável na maioria das mídias comerciais para livros, mantendo os custos com papel dentro dos intervalos esperados. “Os Equipamentos Xerox Trivor 2400 de alimentação em bobina de 510 mm e a Xerox Brenva, em folha solta, atendem com otimização dos custos e flexibilidade de tecnologia. A rentabilidade depende da capacidade para gerenciar efetivamente a demanda por livros, por isso, as demandas de curtas tiragens são perfeitas para estas tecnologias”, diz Roque. Dentro do segmento editorial, Arakaki en- xerga duas vertentes: a primeira é a produ- ção dos miolos, para a qual a AccurioPress 6136P é a mais indicada. “Trata-se de um equipamento veloz de 136 páginas/minuto que otimiza a impressão P&B tanto no que se refere a áreas de preto chapado, quanto de transição tonal - os meios-tons. Vale destacar, ainda, a tecnologia que permite imprimir fontes em alta definição, mesmo quando falamos de caracteres muito peque- nos. Para livros e impressos editoriais em geral, tal fator é fundamental”, diz. Também há no portfólio da Konica Mi- nolta soluções de impressão colorida que vêm sendo bastante usadas por editoras para produção de capas - no caso, a Ac- curioPress C6100, AccurioPress C3080P e AccurioPrint C3070L. “Isso se deve, além da qualidade de impressão, ao formato di- ferenciado, que permite atender sob me- dida as necessidades de editoras no que tange à impressão de capas de livros com orelhas”, completa Arakaki. RONALDO ARAKAKI, DIRETOR & COO DA KONICA MINOLTA BUSINESS SOLUTIONS DO BRASIL “A impressão digital é realidade dentro de nosso mercado. Acredito que, sobre isso, ninguém contesta. Porém, penso que há muito espaço de crescimento justamente devido ao número cada vez maior que esses equipamentos oferecem a cada geração.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=