Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 11 Projeto Puma II A Klabin anunciou recentemente o seu novo ciclo de expansão. O Projeto Puma II compreende a construção de duas máquinas de papel para embalagens (kraftliner), com produção de celulose integrada, que serão instaladas na unidade industrial da companhia localizada em Ortigueira (PR). A capacidade total das novas máquinas será de 920 mil toneladas anuais de papéis. Com aporte estimado em R$ 9,1 bilhões, o Projeto Puma II terá suas obras iniciadas no segundo trimestre deste ano e a instalação será dividida em duas etapas, com previsão de duração de 24 meses cada uma. A primeira etapa consiste na construção de uma linha de fibras principal para a produção de celulose não bran- queada integrada a uma máquina de papel kraftliner, com capacidade de 450 mil toneladas por ano. A segunda contempla a constru- ção de uma linha de fibras complementar integrada a outra máquina de papel kraftliner, com capacidade de 470 mil toneladas anuais. “Esse é o maior investimento da história da Klabin. Com o Projeto Puma II aumentaremos consideravelmente a nossa capacidade de produção de papel para embalagens e passaremos a ser a terceira maior fornecedora de kraftliner no mercado global. Vamos construir uma fábrica totalmente moderna e sustentável, empregando as melhores tecnologias disponíveis no mercado”, ressalta Francisco Ra- zzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose. Projeto Fábula leva biblioteca para empreendimento popular A construtora e incorporadora Kallas lançou o projeto Fábula: um complexo de moradias populares com a inédita “Bibliotecativa”, uma parceria com as educadoras Kika Almeida e Marta Campos que leva a educação e imaginário para integrar a área de lazer do condomínio. A ação pioneira no Brasil tem como objetivo integrar a educação e leitura aos espaços de lazer, fomentando o conhecimento e profundidade com livros, computadores e kits que interagem com os temas editoriais para estimular ainda mais a criação e imaginação infanto/juvenil. O projeto, que faz parte da faixa 3 do Minha Casa Minha Vida levará para regiões periféricas o incentivo ao aprendizado e contará com oficinas e clubes de leituras com a presença das educadoras. A proposta é que a educação esteja em todos os cantos, inclusive dentro do próprio condomínio com curadoria de livros para pesquisa, estudos e também lúdicos e de fantasia. Com investimento da Kallas de R$ 1 bi, o projeto contará com 5000 unidades divididas em seis condomínios da linha Fábula distri- buídas pela região periférica de São Paulo. Ângelo Xavier assume a presidência do Instituto Pró-Livro O Instituto Pró-Livro anunciou que Ângelo Xavier guiará a institui- ção pelo biênio 2019-2021, com o objetivo de ampliar as ações de incentivo à leitura por todo o Brasil. Xavier substitui Luis Antonio Torelli que presidiu o IPL de 2017 até o momento. Sobre sua gestão, Torelli destacou a importância da Pes- quisa Retratos da Leitura. “Acredito que a legitimidade conquistada pela Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil seja um bom termômetro da importância das ações do IPL junto ao governo e sociedade civil, orientando políticas públicas e projetos”. Já Xavier pretende, durante seu mandato, dar continuidade ao traba- lho de Torelli e ressaltou que “o IPL tem como permanente desafio desenvolver e apoiar ações voltadas a valorizar e incentivar o hábito à leitura em solo nacional, assim como o acesso ao livro”. Por Redação - Publishnews Gerenciamento A Prakolar Sato adquiriu o sistema de provas contra- tuais que reúne a impressora da Epson e os softwares de gerenciamento de cores GMG Open Color e Color Plugin. A solução é comercializada pela Starlaser. “Grandes empresas do setor de embalagens e flexografia vêm apostando nas soluções que a Starlaser comercializa no segmento de provas, aproveitando o melhor de duas marcas que são referências em seus respectivos merca- dos: a Epson em termos de qualidade de impressão, e a GMG Open Color, nas aplicações de gerenciamento de cores. Juntas, essas duas tecnologias podem oferecer a assertividade que o cliente precisa para ter a certeza de que tanto as cores, como o layout, sairão como planeja- do no impresso final”, disse Sidney Silveira, presidente da Starlaser.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=