Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 12 Investimentos A 360imprimir, criada em 2013, como uma startup portuguesa, - quando dois dos co-fundadores se depararam com a dificuldade em adquirir produtos de impressão a preços econômicos e percebe- ram que estavam perante uma oportunidade de negócio -, recebeu recentemente uma fundraising (captação de recursos), no valor de aproximadamente 20,4 milhões de dólares, que servirá para entrar em novos mercados, ampliar o leque de produtos e investir em tecnologia e P&D. A 360imprimir fechou o ano de 2018 com um faturamento de aproximadamente 24 milhões de dólares, o que representou um crescimento de quase 80% em relação ao ano anterior. Em 2019, prevê faturar cerca de 40 milhões de dólares. No entanto, o foco da empresa - tendo em conta a entrada nos novos mercados -, é o de atingir o grande objetivo no médio prazo: faturar mais de 110 milhões de dólares em 2021. Presente em Portugal, Espanha, Brasil e México, a empresa de pro- dutos e serviços de marketing acaba de entrar em 17 novos mer- cados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Itália, Irlanda, Noruega, Po- lônia, Reino Unido, República Checa, Suíça e Suécia. No Brasil, a 360imprimir afirma ter 21% de market share no seg- mento online e oferece um leque de 400 produtos. Em 2018, fatu- rou cerca de 44 milhões de reais - 11 milhões de dólares. A previsão para 2019 é atingir os 55 milhões de reais (US$ 14 milhões). Em 2021, a empresa brasileira pretende alcançar o faturamento de 110 milhões de reais com entregas para todas as regiões do País, a preços competitivos. “Na 360imprimir temos um histórico de crescimento sustentável e é esse mindset que queremos manter. Por isso, agora que contamos com uma plataforma sólida, que aumentamos a nossa gama de pro- dutos, que ampliamos a nossa equipe, temos a certeza de que este é o momento ideal para entrar nesses mercados. Esse investimento possibilitou o grande passo de agora”, comenta Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir. 360imprimir capta recursos de cerca de 20,4 milhões de dólares A empresa, que teve origem em uma startup portuguesa, prevê faturar 112 milhões de dólares em 2021. Já no Brasil, onde atua desde 2015, a previsão é de aproximadamente 28 milhões de dólares (R$ 110 milhões) SÉRGIO VIEIRA, CEO DA 360IMPRIMIR MODELO DE NEGÓCIOS Com um modelo de negócio fabless (sem produção própria e apro- veitando a capacidade instalada), a 360imprimir é uma plataforma de e-commerce, focada no do-it-yourself dos clientes (PME’s e pro- fissionais), que permite a evolução para todos os produtos impres- sos e serviços associados. Um dos elementos diferenciadores desta empresa é a tecnologia que, por meio de um software de agregação inteligente, consegue assegu- rar aos clientes os preços mais baixos do mercado. Com uma equipe de 200 colaboradores em sua sede, Portugal, a pla- taforma de e-commerce com DNA tecnológico, pretende aumentar o seu headcount em mais de 100 pessoas, no período de 12 meses. SOBRE OS INVESTIDORES DE FUNDRAISING A busca de investimento foi liderada pela LeadX Capital Partners (uma marca da Hospitality Digital GmbH, com sede em Dussel- dorf, na Alemanha) e acompanhada pela Omnes Capital (França), Pathena (Portugal) e pelo fundo 200M — que é gerido pela PME Investimentos e cofinanciado pela União Europeia —, por meio de verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, canaliza- das pelo Programa Operacional Regional Norte 2020 e Programa Operacional Regional Centro 2020.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=