Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 35 A Tetra Pak, empresa global de soluções para processamento e en- vase de alimentos, inicia projeto de realidade aumentada em suas embalagens. Os mercados do Brasil e dos Estados Unidos são os primeiros a adotar a tecnologia que visa estabelecer novos canais de interação com os consumidores e, de forma lúdica, esclarecer sobre a tecnologia contida nas embalagens cartonadas. Aqui, a partir des- te mês, a novidade poderá ser conferida nas caixinhas de suco das marcas Maratá e Tial. O projeto dá continuidade à campanha “Não é mito, é tecnologia”, criada pela Heads Propaganda com o objetivo de esclarecer, por meio das embalagens, como é possível conservar bebidas e alimen- tos, sem colocar na geladeira ou usar conservantes. Para vivenciar a experiência do novo projeto, o consumidor deve baixar o aplicativo “Tetra Pak – Mitos”, desenvolvido pela ROAR para as plataformas iOS e Android. Para baixá-lo, o usuário pode ler o Qrcode da embalagem, utilizando a câmera do celular ou di- gitar “Tetra Pak - Mitos” na Apple Store ou Google Play. Em seguida, é preciso scanear a lateral das embalagens por meio do app para dar início à animação. São personagens mitológicos como dragões e sereias projetados como se estivessem saindo da embalagem para dar acesso, de forma divertida, a parte interna da Tetra Pak traz a realidade aumentada para suas embalagens Brasil e Estados Unidos são os primeiros mercados a realizarem projeto piloto com a tecnologia caixinha. Imagens de frutas são visualizadas neste momento junto a botões interativos que levam para conteúdos de diferentes ca- nais digitais da empresa, todos para reforçar a proteção alimentar oferecida pelas embalagens, fabricadas para impedir a entrada de oxigênio, luz e umidade, o que permite a preservação do sabor, da qualidade e dos nutrientes das bebidas. “Em pesquisas que realizamos no mundo todo sobre tendências e perfis de consumo, identificamos o potencial das embalagens como vetor de comunicação. Para transformar as tendências em projetos, buscamos suportar nossos clientes para aderirem à inovação em suas linhas. As animações que serão projetadas em realidade aumentada chamam atenção e conseguem criar uma experiência diferenciada e informativa para os consumidores. Esta é a primeira de outras inicia- tivas focadas em digitalização que temos em nossos projetos”, ressalta Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak Brasil. “O projeto de realidade aumentada vem de encontro com toda a nova comunicação que adotamos este ano para o nosso portfólio desenvolvida com o apoio da Tetra Pak. Agregar esta tecnologia aos nossos produtos é mais uma frente para consolidar nosso compro- misso em trazer opções de qualidade e inovadoras ao consumidor”, reforça Victor Wanderley, diretor da marca Sucos Tial. Um projeto de lei que obriga estabelecimentos comerciais a não mais fornecerem canudos plásticos foi aprovado pela Câmara Municipal de Cotia, em São Paulo. O PL nº 21/2018 é de autoria do vereador Paulinho Lenha (PSB), que também é presidente da Câmara. Com dez votos favoráveis, a proposta foi aceita e sancionada pela prefeitura. Segundo o texto, “ficam obrigados os restaurantes, lancho- netes, bares e similares, barracas e vendedores ambulan- Cotia (SP) proíbe canudinhos plásticos tes do município de Cotia a usarem e fornecerem a seus clientes somente canudos de papel biodegradável e/ou reci- clável, individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante”. O descumprimento acarretará multa de multa de 120 UFESP’s (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que pode dobrar se a pessoa ou empresa for flagrada uma segunda vez desobedecendo a lei.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=