Revista Graphprint - Edição 188

GRAPHPRINT Nov/dez 2018 31 servando em todo o mundo, temos certeza de que há muito espaço para crescimento”, fala Grasiotto. Ainda de acordo com o executivo da Filiperson, os papéis finos ganham força dia após dia com novas aplicações, com os novos processos de impressão digital e suas possibilidades. “Há ainda uma crescente conscientização de que o uso de papéis finos em pro- jetos e embalagens agrega muito valor aos produtos finais, além da diferenciação que os papéis finos conferem às peças gráficas”, acrescenta. Na opinião de Gustavo Silva, do Marketing e Comercial da Fedri- goni, o momento é muito positivo devido ao produto ser de alto valor agregado. “Os papéis considerados especiais estão sendo tra- tados no mercado gráfico de forma diferente nos últimos três anos, pois as grandes tiragens migraram para pequenas tiragens com aca- bamentos e quantidades diferenciadas. Por este motivo, a Fedrigoni Brasil Papéis entende que o mercado de papéis finos apresenta um crescimento satisfatório, e acima de tudo, muito relevante perante os últimos anos”, avalia. Silva comprova o crescimento: “é tão significativo que a conceitua- da linha Color Plus, há 33 anos, apresenta números extremamente positivos como por exemplo seu crescimento de 28% no ano de 2018. Esses números em conjunto com o clima positivo são tam- bém identificados pelas nossas outras unidades espalhadas ao redor do mundo”, relembra Silva. NOVIDADES Sonia lembra que a Arjowiggins compete entre 2018-2021 commais de 50 novas cores de diferentes texturas e acabamentos. “E novamen- te para criar a coleção, fomos estudar as tendências para os próximos anos em mercados como Arquitetura & Design de Interiores, Auto- mobilístico e Moda. O resultado foi surpreendente. A gama Keayko- lour está completamente renovada, com 48 cores sofisticadas, toque natural e gramaturas que vão do 120 ao 450g”, detalha. Já a linha Curious Metallics também foi repaginada: foram desen- volvidas 15 novas cores metálicas elegantes. “Para a linha Conque- ror, nos acabamentos Wove e Laid, criamos três modernos novos tons de cinza. E a grande novidade foi o Curious Alchemy, um papel inspirado em uma tendência na construção civil de utiliza- ção de painéis de metal em erosão, representado em 5 novas cores. Com exceção do Curious Alchemy, que temos planos de trazer para o Brasil em 2019, todos os outros produtos já estão disponíveis para comercialização no Brasil”, explica Sonia. A maior novidade que a Filiperson vem apresentando nesse mer- cado de papéis finos é o lançamento de papéis com tratamento su- perficial. “Isso permite impressões em equipamentos digitais. Passa a ser possível imprimir digitalmente sobre papéis finos, elegantes e clássicos com a mesma qualidade que antes somente era possível quando impressos em processo offset”, garante Grassiotto. Silva diz que a Fedrigoni tem como essência lançar novas linhas de papéis especiais a cada 6 meses. “E junto com o time de backseller, trabalhamos diariamente para atender as demandas do mercado, traduzindo cor, textura e brilho dentro de novos projetos. Como por exemplo o recém-lançado Color Fluo, um papel acidfree, com cores vibrantes que traz um grande diferencial”, destaca Silva. ESTRATÉGIAS PARA 2019 Sonia fala que a Arjowiggins tem a estratégia de continuar cres- cendo tanto em pontos de atendimento de distribuição, como com a consolidação do portfólio, hoje formado por Pop’Set, Ri- SONIA RODRIGUES, GERENTE COMERCIAL & MARKETING AMÉRICA LATINA DA ARJOWIGGINS: “Diferentemente da Europa, onde o mercado de papéis finos é maduro, aqui as oportunidades são grandes em várias áreas, como por exemplo o segmento editorial, onde os livros cada vez mais são desenhados como peças de arte, com diferenciação em capas com papéis finos. Já no segmento de embalagem, há um grande potencial de crescimento tanto em caixas rígidas, como embalagens flexíveis e sacolas, uma vez que as marcas de luxo locais cada vez mais buscam diferenciação para agregar valor aos seus produtos”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=