Revista Graphprint - Edição 186

GRAPHPRINT Jul/Ago 2018 36 Os principais tipos de papelcartão são: Papelcartão Duplex - É formado por duas camadas com co- res ou composição diferentes. Além da rigidez para compor embalagens e caixas, tem elevada resistência superficial, espes- sura uniforme e absorção de água e tinta compatíveis com a impressão offset. Papelcartão Triplex - Tem três ou mais camadas, com ca- racterísticas semelhantes ao papelcartão duplex. É usado em embalagens de chocolates, cosméticos, medicamentos, fast foods e bebidas. Cartão Sólido - Com diferentes camadas brancas, compõe embalagens de cosméticos, medicamentos, produtos de higie- ne pessoal, capas de livro, cartões-postais e cigarros. Cartolina Branca e Colorida - Com uma ou mais camadas, tem variados usos: pastas para arquivos, calendário, etiquetas, encartes escolares, cartões de ponto, capas de livros e cadernos etc. Papelão - Tem elevada gramatura e rigidez. Trata-se de um cartão fabricado em várias camadas, com utilidade diversa, das caixas à encadernação de livros. Polpa Moldada - Obtida a partir da desagregação ou separa- ção das fibras de aparas, principalmente de jornal. As fibras são misturadas com água e produtos químicos para formar uma massa com a qual são fabricados produtos como ban- dejas para transporte e proteção de hortifrutigranjeiros, ovos, calços para lâmpadas, celulares, geladeiras e fogões. tão e em segmentos mais sofisticados”, fala o executivo da Klabin. Cezilla conta que o mercado de papéis no Brasil possui algumas particularidades e tem seu desempenho bastante associado ao ritmo da economia. “Por isso, estamos otimistas para o ano 2018, um sentimento que é corroborado pelos mais recentes dados do mercado de papéis no país. O que a gente observa é que existe uma cadeia de produtos que reagem em um primeiro momento às tendências de mercado. É o caso das embalagens de papelão ondulado. Depois vem a linha de papelcartão e, em seguida, os papéis de imprimir e escre- ver. O mercado de papelão ondulado já apresenta recuperação mais consistente e o mercado de papelcartão também teve um bom início de 2018 em resposta à retomada da atividade econômica”, detalha. Definitivamente sempre há novos mercados a serem explorados. “E a Ibema está cada vez mais focada na diversificação do portfólio de produtos e especialmente aplicações em papelcartão. O setor, assim como a indústria tem vários desafios, principalmente para cresci- mento e outro desafio que sempre temos é mostrar ao mercado as vantagens que a utilização de papelcartão traz e desmistificar mui- tas informações que estão no mercado sobre a produção do papel e o desmatamento”, fala Fabiane. DESTAQUES A Suzano vem com um mix completo de soluções oferecendo pro- dutos em todas as categorias SBS, Triplex e Duplex. Na catego- ria SBS (Solid Bleached Sulfate), tem o Supremo Alta Alvura e o Supremo Duo Design, utilizados em capas de livro, materiais promocionais, embalagens para produtos de beleza, entre outros. “Na categoria triplex, temos o TP White Plus e o TP Premium, uti- lizados em embalagens de produtos de beleza, higiene, alimentos, entre outros. O TP White Phama Plus é um produto desenvolvido exclusivamente para confecção de embalagens para o mercado far- macêutico. Já na linha duplex, temos o Super 6 Plus, comumente utilizado em embalagens de produtos de higiene, limpeza, alimen- tos etc.”, explica Cezilla. Na Klabin, Deganutti destaca o Klafold FZ que recebeu alteração de gramatura a fim de garantir maior competitividade ao produto. “Há ainda o Klamulti que foi reformulado e apresenta ainda mais resistência ao mercado de embalagens de bebida”, enfatiza. Fabiane coloca o Blindato em destaque: “É o primeiro papelcartão nacional amplamente distribuído no Brasil, especialmente para aten- der pequenas gráficas no mercado de alimentos. Já o Royal Coppa é primeiro papelcartão para copos e potes produzido nacionalmente.” INVESTIMENTOS Cezilla diz que a Suzano consolidou nos últimos anos o Programa Suzano Mais, que tem como objetivo proporcionar maior flexibili- dade, facilidade e velocidade na entrega de produtos aos parceiros. “Para isso, temos uma estrutura composta por 16 centros de dis- tribuição locais (CDLs) e quatro Centros de Distribuição Regional (CDRs), além das fábricas da empresa. Além disso, buscamos sem- pre investir em nossos ativos para atender clientes com produtos de qualidade diferenciada e excelência no serviço prestado”, garante. A Klabin está em fase avançada para um novo ciclo de investi- mentos, com possível aumento de capacidade em kraftliner e cartões revestidos, ambos com tecnologia de ponta, que permi- tirão oferecer produtos com gramaturas menores. “Essa estraté- gia reafirma a essência da companhia, que possui foco em papéis para embalagens e embalagens de papel. Esta decisão está muito conectada à tendência que observamos nos mercados: aumento da demanda por produtos sustentáveis, força do e-commerce (ex. caixas de papelão ondulado) e cartões para food service e alimentos takeaway”, avisa Deganutti.

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