Revista Graphprint - Edição 186

GRAPHPRINT Jul/Ago 2018 34 NOVOS MERCADOS Deganutti diz que a Klabin observa uma reação do segmento em 2017 e crescimento moderado neste início de 2018, após alguns anos de pouco crescimento. Há boa expectativa para o segundo semestre, tanto para o Brasil quanto para os mercados de exporta- ção. “Focados em nosso novo ciclo de crescimento, seguimos duas linhas principais: ampliar os canais de distribuição e mercados, nos quais a presença da Klabin ainda é baixa, e desenvolver produtos. O desenvolvimento de barreiras biodegradáveis é a vertente princi- pal da criação em papéis, o que abrirá um mundo de possibilidades (barreiras para gordura, vapor, água e oxigênio, por exemplo)”, diz. Produtos atualmente importados por empresas nacionais também estão sob nossa análise para substituição por produção local. “Além disso, o aumento do viés sustentável por parte do consumidor final abre diversas oportunidades de entrada e crescimento em novos mercados, como produtos com impressão no lado marrom do car- FLÁVIO DEGANUTTI, DIRETOR COMERCIAL DE PAPÉIS DA KLABIN: “Está em curso uma grande alteração no padrão de consumo da sociedade, que afeta diretamente boa parte dos produtos e embalagens a eles associadas. A busca por embalagens mais leves, resistentes e reutilizáveis, ou com barreiras específicas, trará outra dinâmica para o mercado.” FOTO PRODUÇÃO DE PAPEL - UNIDADE LIMEIRA DA SUZANO PAPEL E CELULOSE. - CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=