Revista Graphprint - Edição 185

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Artigo GRAPHPRINT Mai/Jun 2018 48 Por mais difícil que seja lidar com as incertezas do mercado e da economia, grande par- te dos empresários e gestores de vendas tem por hábito considerar em seu planejamento as sazonalidades a que o negócio está sujeito e saber antecipar quais serão os períodos de baixa e de alta no ano. Nas duas situações, no entanto, é imprescindível reunir as melhores estratégias dentro da realidade do setor de atuação e preparar a equipe de trabalho para o que vem pela frente. Naturalmente motivados pela possibilidade de lucrar mais, os vendedores precisam trabalhar melhor para fazer negociações mais assertivas e com qualidade, para que ne- nhuma oportunidade seja desperdiçada. Diante de um período de alta nas vendas, é preciso, inicialmente, organizar toda a infraestrutura necessária para atender, da me- lhor forma, a demanda que está por vir. Como se preparar para vender mais? Por Carlos Cruz* *Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IB- Vendas) Fatores como um bom mix de produtos, estoques sempre abastecidos, a padroniza- ção no processo de atendimento, boas con- dições no pagamento, o cumprimento dos prazos de entrega e a existência de um su- porte pós-venda são fundamentais para que o cliente não fique na mão quando procura por uma solução. Além disso, o treinamento à equipe de ven- dedores e a contratação de profissionais ca- pacitados também são fundamentais para quem quer manter os resultados positivos. O vendedor precisa entender que cada com- prador vai até a loja por conta de uma “mo- tivação” e que seu papel, neste contexto, é justamente conseguir detectá-la, para que a aquisição se concretize. Estar bem preparado para a alta demanda gera clientes realmente satisfeitos, fato que certamente traz outros benefícios no futuro, como a concretização de uma negociação mais rentável ou mesmo a indicação para uma nova cartela de compradores.

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