Revista Graphprint - Edição 181

GRAPHPRINT NOVEMBRO 17 Chapas 31 gulho para nós é que, na região latino-americana as chapas So- nora representam mais de 40% das chapas que vendemos, o que mostra uma preferência muito clara por soluções eficientes, sustentáveis e lucrativas. Se forem necessários fatos mais im- pressionantes, essa taxa no Brasil supera o percentual de 70%”, complementa. A Agfa apresenta a Energy elite Eco: “É uma linha de chapas offset de tecnologia térmica de alta performance e robustez sem queima para tiragens de até 600 mil cópias para aplicações em impresso- ras planas e rotativas”, informa Sousa, acrescentando que o gran- de conceito e posicionamento da Agfa desde a Drupa passada é baseado no Eco3 (Ecologia + Economia + Extra Conveniência). CHAPA VERDES A Antalis tem em seu portfólio a chapa Noprocess Fujifilm Supe- ria ZP que, de acordo com Oliveira, elimina totalmente o uso de produtos químicos e é revelada diretamente na impressora offset pela ação do tack da tinta, ressaltando que os resíduos de camada vão para a tinta e são descarregados nas primeiras folhas impres- sas. “Estas características condicionam a chapa Superia ZP a ser um produto ecologicamente correto e gera uma enorme economia no fluxo produtivo das gráficas pelas economias em diversos as- pectos, como energia elétrica, água, descarte de resíduos quími- cos, maquinário, entre outros”, explica o profissional da Antalis. Henrique diz que a Heidelberg sempre teve uma preocupação muito grande com o meio ambiente: “Exemplo disso são nossas máquinas com certificado CO² e os nossos CtPs, que são os equipa- mentos com menor consumo de energia. A Heidelberg é a empresa que tem o maior portfólio de chapas ecológicas no Brasil: ND100 e FND300, chapas que não precisam de processamento químico e são reveladas diretamente na offset, e a Chemfree e NA200, que são chapas que passam por uma lavadora e já chegam prontas, também isentas de processamento químico”, sustenta Henrique. As chapas Sonora, avisa Rodrigues, são verdadeiramente livres de processamento, uma vez que não requerem nenhum tipo de química. “Isso é um diferencial em relação às soluções competiti- vas, que são comercializadas como livres de processamento, mas realmente requerem um processamento simplificado e não estão livres dos produtos químicos. Outro diferencial das chapas Sonora é que já estão no mercado há quatro anos, com tecnologias an- tecedentes, e um investimento contínuo em pesquisa e desenvol- vimento. Tudo isso sustenta sua confiabilidade como a tecnologia de chapas mais avançada e eficiente da indústria”, completa. Sousa enfatiza o comprometimento da Agfa com o tema sustenta- bilidade. “Essa é um valor muito forte dentro da companhia. Como empresa pioneira e líder de mercado de chapas verdes, a Agfa possui uma família de tecnologia Thermofuse que engloba linha de chapas ecologicamente corretas. São as primeiras e únicas chapas do mercado mundial que eliminaram a utilização do sol- vente no processo produtivo. Somos também a única planta fabril da América Latina com 4 certificações: ISO 90001 – qualidade; ISO 50001 – eco-eficiência energética; OSHAS 18001 – Saúde e segu- rança; ISO 14001 – sustentabilidade, meio ambiente / ecologia”, lembra Sousa. QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA ADQUIRIR A CHAPA MAIS ADEQUADA AO PROCESSO DE IMPRESSÃO EDITORIAL POR EXEMPLO? Dentro do segmento editorial há características particulares que irão variar de um simples livreto impresso em papel jornal com uma cor até livros de arte que exigem alta qualidade de reprodu- ção. “As chapas Fujiflm estão adequadas para trabalharem com todos os tipos de impressos produzidos no segmento Editorial, pois têm condições de reprodução consistente em retículas AM em altas lineaturas, FM e híbridas com pontos de no mínimo 20 micra, garantindo a repetibilidade dos impressos devido à alta re- Marcelo Henrique, Produto Chapas e CtP da Heidelberg: “O último lançamento da Heidelberg foi a chapa ND 100, com tecnologia totalmente ecológica desde a fabricação. Está chegando ao mercado e tem sido muito bem aceita pelos clientes, principalmente pelo excelente equilíbrio água e tinta, o que faz com que o impresso tenha cores mais vivas.”

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