Revista Graphprint - Edição 181

Chapas GRAPHPRINT NOVEMBRO 17 30 impressora, acelerará a transferência de tinta no substrato e ga- rantirá uma qualidade nitidamente maior no produto final. Expli- cando brevemente, não faz sentido economizar dinheiro na pré- -impressão, que representa cerca de 5% dos custos de produção, e impactar negativamente na impressão, que representa entre 60% e 70% dos custos totais”, conclui. Eduardo Sousa, gerente de marketing da Agfa, detecta que, além de o avanço da impressão digital, o que influenciou a queda da demanda por chapas no Brasil foi principalmente a forte crise econômica. “Houve, sim, uma queda relevante na quantidade de chapas no país nos últimos 2 a 3 anos. E a conta fecha sim para a Agfa, que continua firme em seu modelo de vendas e atendimento voltado para o valor agregado, apoiado em uma planta fabril local que permite resposta rápida e segura em termos de garantia de fornecimento e atendimento”, assegura Sousa. Ainda de acordo com o gerente de marketing, a Agfa consegue tra- balhar a produção local em sintonia com as fábricas na Europa e no mundo. “Os produtos lançados aqui estão em sincronia com os apresentados em outros países por meio das plantas da Agfa pelo mundo. Sempre gostamos de destacar o envolvimento ecológico e principalmente o conceito de one-stopshop. A Agfa entrega so- luções completas e abrangentes que efetivamente atendem a ne- cessidade do nosso cliente. Pode ser SW/Workflow que integrem, padronizem e automatizem o processo da gráfica, até soluções web-to-print, passando por produtos químicos que otimizam os processos gráficos e equipamentos, como CtP e processadoras, cada vez mais automatizadas, econômicas e produtivas. Temos ainda a maior, e mais preparada, equipe de engenheiros e aplica- ção do mercado nacional”, avisa Sousa. LANÇAMENTOS O último lançamento da Heidelberg foi a chapa ND 100, com tec- nologia totalmente ecológica desde a fabricação. “Está chegando ao mercado e tem sido muito bem-aceita pelos clientes, principal- mente pelo excelente equilíbrio água e tinta, o que faz com que o impresso tenha cores mais vivas”, garante Henrique. Na Antalis, para os próximos meses, está previsto o início das de- monstrações no mercado brasileiro da nova geração das chapas Noprocess, da Fujifilm, conhecida como Superia ZD. “Os diferen- ciais são: maior resistência da camada, aumentando consideravel- mente o desempenho de número de impressões, melhor hidrofilia, imagem latente com maior contraste. Todas estas condições pro- porcionam um grande avanço dentro do mercado de impressão off- set, pois nos possibilitará atender aos segmentos de mercado de altas tiragens, substratos abrasivos, tintas UV, entre outros”, detalha Oliveira acrescentando que foi realizado um grande esforço para aumentar a estrutura de atendimento para expandir os negócios em regiões e segmentos em que a chapa Fuji não estava presente. Por sua vez, a Kodak busca tecnologias inovadoras arraigadas na ciência de materiais para ajudar na criação e crescimento de mer- cados. “A empresa investe muito tempo e recursos em pesquisa e desenvolvimento, e, de modo constante, procura otimizações para suas chapas digitais, trazendo ao mercado melhorias significativas. Cabe mencionar os recursos aperfeiçoados de nossa chapa Kodak Sonora livre de processamento, a qual, atualmente, oferece tiragens maiores para impressão UV do que qualquer outra chapa sem pro- cessamento do mercado, chegando até 30 mil impressos. Isso per- mite aos gráficos aproveitar os benefícios ambientais e econômicos que as chapas Sonora oferecem, juntamente com as vantagens associadas à impressão UV, incluindo flexibilidade, alta qualidade de impressão, e máximo rendimento na produção”, fala Rodrigues. Em 2017, diz Rodrigues, a Kodak obteve um crescimento de 9% das chapas Kodak Sonora em todo o mundo. “Uma razão de or- Eduardo Sousa, gerente de marketing da Agfa: “Os produtos lançados aqui estão em sincronia com os apresentados em outros países por meio das plantas da Agfa pelo mundo. Sempre gostamos de destacar o envolvimento ecológico e principalmente o conceito de one-stopshop. A Agfa entrega soluções completas e abrangentes que efetivamente atendem a necessidade do nosso cliente.”

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