Revista Graphprint - Edição 180

PANORAMA GRAPHPRINT OUTUBRO 17 48 A apresentação do censo foi no dia 24 de agosto, na sede da Câ- mara Brasileira do Livro, em São Paulo. Com dados inéditos sobre o cenário dos e-books no país, o Censo do Livro Digital mostra que das 794 editoras brasileiras investigadas 294 produzem e comercializam conteúdo digital, o que representa 37% do setor editorial. A pesquisa aponta, ainda, que a atividade no país está concentrada nas editoras de obras gerais e de científicos, técnicos e profissionais (CTP), que respondem, respectivamente, por uma fatia de 55% e 23% no mercado de livros digitais. Realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o censo coletou junto às editoras respondentes dados referentes ao exercício de 2016. O diagnóstico oferece pela primeira vez um panorama comparativo sólido para nortear a análise do conteúdo digital no Brasil pelos próximos anos. O levantamento revela que foram 9.483 os novos números de ISBN digitais produzidos e comercializados em 2016. Já o núme- ro de exemplares de e-books (incluindo novos títulos e acervo) comercializados no país até 31 de dezembro do mesmo ano foi de 2.751.630. Desse número, 87% correspondem à produção das editoras de Obras Gerais. O faturamento total com conteúdo digital no país foi de R$ 42.543.916,96, o que corresponde a 1,09% do mercado editorial brasileiro, excluindo-se as vendas ao setor governamental. Desse total, as vendas com conteúdo fracionado (capítulos) respondem por R$ 3.619.685,59. Já o valor referente a assinaturas de livros (em plataformas ou em bibliotecas virtuais) é de R$ 4.477.636,16. SUBSETORES Levando em consideração as vendas com e-books, conteúdo fra- cionado e aluguel ou assinatura de livros, o faturamento total com Censo do Livro Digital mapeia a produção e a comercialização de e-books no Brasil ESTUDO APONTA QUE 37% DAS EDITORAS BRASILEIRAS PRODUZEM E COMERCIALIZAM E-BOOKS conteúdo digital das editoras de obras gerais em 2016 foi de R$ 24.971.699,38, o que equivale a 2,38% do mercado geral desse setor. Já o subsetor de CTP faturou R$ 14.977.763,30 no total com con- teúdo digital em 2016, representando 1,68% do mercado de edito- ras de livros científicos, técnicos e profissionais. O subsetor religiosos fica em terceiro lugar, com R$ 1.325.588,58 de faturamento em conteúdo digital, o que equivale a 02,5% de seu mercado. E o de didáticos faturou R$ 1.268.865,70, o que sig- nifica 0,09% do faturamento geral do subsetor. EDITORAS DE GRANDE PORTE Considerando apenas as editoras de maior porte, as de categoria D (que faturam mais de R$ 50 milhões com livros físicos e acima de R$ 1 milhão com digitais), a representatividade do conteúdo digital do subsetor de obras gerais sobe para 4,51% dentro do faturamento total de seu mercado, que é de R$ 384.854.216,68.

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