Revista Graphprint - Edição 176

RADAR GRAPHPRINT MAIO 17 46 Asprincipais foramaprevalênciadabuscapagaem dispositivos móveis (registrada ao longo de todo o ano), o aumento da eficiência de campanhas com linkspatrocinados (ou seja, ageraçãodemaior trá- fego a um custo menor) e a ascensão do formato “ShoppingAds”, ou listas de produtos com link di- reto para compra no display principal do Google. É o que mostra o relatório “Paid Search Trends”, da iProspect, agência de marketing digital full perfor- mancepresenteem52países.Oestudoéorganiza- do nos EUA e baseado no rastreamento demais de 176mil campanhas online ativas em vários países, referentesa1.300contasdoGoogleAdWords. “Asmarcas estão registrando cada vezmais retor- no de estratégias segmentadas de audiência que as campanhas digitais permitem. Eles estão tam- bémpriorizandoabuscapagaemdispositivosmó- veis, onde amaior parte das buscas agora ocorre. Cresce também a sofisticação na mensuração de resultados, permitindo um entendimento mais completo e efetivo das vantagens de uma aborda- gem ‘mobile-first’”, diz Rodrigo Turra, presidente da iProspect Brasil. De acordo com o relatório, campanhas de busca paga em 2016 entregaram grande crescimento (considerando a comparação ano a ano) e maior Paramensurar estratégias segmentadas Abuscapagamóvel continuouacrescer em2016, fechandooprimeiroanoemque osclicksoriundosdedispositivosmóveissuperaramosoriundosdedesktops; 52% dosclicks tiveramorigemmobileem2016, sendoqueas impressõeseclicksmobiles tiveramumcrescimentoanual de, respectivamente,57%e79% MUDANÇASNASPLATAFORMAS DEBUSCA (PRINCIPALMENTEO GOOGLE) ENASESTRATÉGIAS DOSANUNCIANTESPROVOCARAM ALTERAÇÕESSIGNIFICATIVASNO MERCADODEBUSCAPAGAEM CAMPANHASDEMARKETINGDIGITAL (LINKSPATROCINADOS) EM2016 eficiência, comexpansãodedoisdígitosem impressões (19%) eclicks (15%), além de um decréscimo geral de 5% no custo por click (CPC). Essasmudanças refletem tanto a mudança do anunciante, que visa desenvolver campanhas cada vez mais dirigidas e assertivas, comomudanças nos formatos de anúncios empesquisas no Google,comooExpandedTextAds,queproporcionoumaisespaçoaosanunciantes. CURVADECRESCIMENTO ShoppingAds, também conhecido comoGoogle PLA (Product ListingAds), também apresentaram grande crescimento. Em dezembro de 2016, no período entre o Dia de Ação de Graças e o Cyber Monday, os shopping ads tiveram um crescimento de 55% de tráfego e de 9% em vendas. Considerando-se o desempenho anual, o crescimento foi de 76% em impressões e de 44% em tráfego. “Certamente, esta é uma área de atenção em 2017, até porque o Google continua a desenvolver formatos mais visuais de apresentação de produtos para compra em buscas. No entanto, esperamos mais competição nesta área com a Amazon utilizandomais este formato. Esse formato é importante, pois tende a engajarmais cedo o consumidor para amarca em sua jornada de compra”, explicaTurra. Como foi reportado em relatórios anteriores, abuscapagamóvel continuou a cres- cer em 2016, fechando o primeiro ano em que os clicks oriundos de dispositivos móveis superaram os oriundos dedesktops; 52%dos clicks tiveram origemmobile em2016, sendoqueas impressões e clicksmobiles tiveramum crescimentoanual de, respectivamente,57%e79%. “Maisdoqueuma tendência, abuscapagamóvel jáéuma realidadeeas empresas precisam incorporar issoa suas estratégias digi- tais omais breve possível”, finaliza o presidente da iProspect.

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