Revista Graphprint - Edição 175

Entrevista GRAPHPRINT ABRIL 17 8 Como você enxerga o atual momento do setor gráfi- co? Há espaço para grandes movimentos dentro da impressão? A Heidelberg tem uma visão diferente de seus concorrentes justamenteno conceitodealiar qualidadeeprodutividade. Os clientes dos gráficos tornaram-se mais exigentes e temos a capacidade de atender a uma gama de produtos e serviços desde pré-impressão, impressão e acabamento. A gráfica deveria ser vista como uma indústria e, para tal, te- mos de dominar conhecimento em todos os setores da em- presa, desde o processo de controle de produção até a lo- gística de entrega do cliente. Somente dessa forma podemos contribuir com otimização de produtos e serviços. Hoje conseguimos apresentar ao cliente gráfico soluções para reduzir custos e aumentar produtividade, além de po- dermos auxiliar nosso parceiro a obter o menor custo por folha impressa. Em sua opinião, o que significa ser um gestor que não precisa ser encarado como chefe? O conceito de liderança e versatilidade deveria ser o vetor de qualquer gestor,poisbuscaaconfiançade seuspares, colegas e subordinados. Entender as necessidades do ser humano se- gundo suas funções e atribuições dentro do ambiente da em- presae respeitar aopiniãodivergentedocolaborador deveriam fazer partedequalquermanual deboaspráticasdeRH. Como a empresa vem se desenhando para atender as novas demandas do mercado gráfico nas quais, muitas vezes, a pequena tiragem com flexibilidade de atendi- mento comanda a produção? Operfil de impressão e volumes foi se alterando radicalmen- te em razão das demandas de mercado. Menores tiragens são mais comuns em determinados segmentos, uma ten- dênciamundial. AHeidelberg focou seus investimentos para atender este perfil demercado e nossas impressoras já têm tecnologia embarcada para operar de forma autônoma, sem intervenção humana, denominada “Pushto Stop”. Essa tec- nologia otimiza e incrementa capacidade e qualidade final de impressão, reduzindo tempos de limpeza e do tempo de ajustes de impressão. Em relação a tecnologia, como aHeidelbergpode liderar omercado de impressão offset? Somos líderes mundiais em impressão offset há anos. Não são palavras da Heidelberg e sim de fontes confiáveis que mostram com fatos e dados nossa posição de liderança nos segmentos de embalagem, comercial e editorial. No Brasil, nosso parque instalado e os resultados que con- seguimos são provas de que continuamos sendo um dos maiores players do mercado, resultado da confiança con- quistada em todos esses anos pela parceria da Heidelberg com o gráfico brasileiro. “Ainda há uma parcela de clientes que não investiu em produtividade e lucratividade. Nossamissão é demonstrar a esses clientes que comprar um equipamento com alta tecnologia demanda utilização plena de sua capacidade em tempo integral.Temos visto algumas gráficas terceirizando trabalhos pela falta de capacidade e, em alguns outros casos, por falta de competitividade.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=