Revista Graphprint - Edição 174

3 GRAPHPRINT MARÇO 17 EDITORIAL Você tem relacionamentofirme? Uma das grandes motivações do gráfico atual é criar relacionamentos mais firmes com seus clientes. Há uma séria corrente do bem que vem se fortalecendo no intuito de criar laços mais firmes entre o processo de produção gráfica e o cliente final. Como principal indutora desse movi- mento surge a impressão, que, gradativamente, retoma seu espaço em diferentes canais emídias. Seja bem-vindo à era da expansão da impressão rumo a áreas que envol- vem dados variáveis ou aplicações industriais de grandes margens. Digi- tal ou offset, o mercado está em alta novamente. Mesmo que a tendência aponte para uma redução no número de impressões, o valor vai ser maior. Vale ressaltar que amaioria das aplicações comerciais de impressão e em- balagem não pode ser substituída pelamídia digital.Mesmo assim, pode, e deve, fazer a almejada convergência. Neste ponto, entre idas e vindas, entra a onipresença domarketing sempre em comunhão com amídia impressa.Mas para alcançar a química perfeita vale entender as tendências e os desafios da personalização de campa- nhas demarketing. Na tentativa de destrinchar os caminhos domarketing, a iProspect, agência demarketing digital full performance presente em 54 países,perguntoua4.500consumidores,dediversos segmentosdemerca- do (tecnologiada informação, varejo, telecomunicações efinanceiro) deoito países (Brasil, EUA,ReinoUnido,Alemanha, França, Itália,Holanda eAustrá- lia), qual a percepção dosmesmos em relação à personalização demensa- gens, canaismais apropriados para impactar os clientes, e como asmarcas devem se comportar na tentativa de se aproximar dos consumidores. A pesquisa concluiu que 73% dos consumidores ouvidos estãomenos pro- pensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, sendo que pessoas entre 18 e 24 anos estão duas vezes mais predispostas, ou seja, preferem clicar em um anúncio personalizado de uma marca que já conhecem. Emgeral, apersonalizaçãoémais aceitável paraos consumido- res das categorias de lazer e “life style”. No Brasil, o consumidor brasileiro prefere receber campanhas demarketing personalizadas com informações a respeito de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas sobre o produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%). Com tantas tecnologias estimulando o consumo, o mercado tem se torna- do cada vez mais híbrido. Além de uma estratégia digital bem definida, é necessário criar soluções que levem o consumidor a ter uma experiência melhor. Com o avanço das plataformas de e- -commerce, as empresas precisam de muita criatividade para captar a atenção do consu- midor, já que o atendimento físico, quemuitas vezes era o diferencial, já não existe. Note, entretanto, que não basta apenas ter da- dos demercado. É preciso saber usá-los com segurança. Uma das situações mais comuns nas empresas é a aplicação de boas ferra- mentas em horas erradas ou sem o devido cuidado. Nunca adote soluções ultrapassadas na tentativa de solucionar problemas absolu- tamente novos. Entenda que, definitivamente, a impressão tem condição de ser a plataforma principal de toda e qualquer ação de venda. Basta entender a ação das campanhas. Afinal, depois que os bancos inventaram os cartões de crédito e débito, o dinheiro acabou? Saudações GRAPHPRINTENSES! Fábio Sabbag

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