Revista Graphprint - Edição 172

GRANDES FORMATOS GRAPHPRINT DEZEMBRO 16 26 Adiversificação da comunicação leva amídia impressa a competir com força nos diferentesmeios. Gradativamen- tea indústriada impressão retoma seu lugar dedestaque dentro das ações estratégicas das campanhas voltadas ao consumo. Dentro do segmento de impressão de gran- des formatos, a expectativa está voltada para o fortale- cimento da demanda. Publicado em 2015, o estudo Fespa Print Censusapontoualgumas tendênciasglobais.Maisde 1,2mil entrevistados responderamaumquestionáriocom- pleto entremaiode2014 e abril de2015. NoBrasil, as en- trevistas foram feitas durante a FespaBrasil 2015. Partici- param representantesda indústriagráficaassimdivididos: impressão digital e serigrafia (34%); impressão comercial, Gigantes do ringue MERCADODEGRANDES FORMATOSTENDE AEVOLUIRESUAS IMPRESSORASESTÃO PREPARADASPARAQUALQUERDESAFIO FábioSabbag gráficas rápidase lojasde reprografia (15%),sinalização (13%),design gráfico (7%), agênciasdepublicidade (5%), dentreoutros. O estudo conclui que há um evidente otimismo e que a demanda trouxemais eficiência com trocas rápidas de trabalhos, além do ca- minho sem volta da customização.Mercado têxtil entra para compe- tir no jogoda impressão.MaisdametadedosentrevistadosnoFespa Print Census indicou a intençãode comprar equipamentode impres- são de grande formato digital. Os planos de compra são dominados por impressoras UV (27%), impressoras têxteis (21%), impressoras solvente (17%), impressoras eco-solvente (16%) e impressoras látex (14%). Equipamentosde laminaçãoecortedecontornoestãono topo entre os planos de aquisição em acabamento. Nesse embalo, as impressoras digitais de grandes formatos, volta- das para as áreas de comunicação visual e gigantografia,mostram uma interface em sinergia com a velocidade, qualidade e variedade de mídias, e o mercado aponta para o lado do crescimento. “Con- siderando osmercados em que aAmpla atua, há, sim, um aumento na demanda por impressão de grandes formatos, o que tem levado as empresas a considerarem novos investimentos na atualização e ampliaçãodoparquedemáquinas”, falaSolivanSzupka, coordena- dor demarketing daAmpla.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=