Revista Graphprint - Edição 167 - page 43

GRAPHPRINT JULHO16
Tintas paraRotativas
43
RichardMöller, diretor dohubergroup, enxergaqueaentradados
dispositivos móveis certamente vai moldando o novo perfil das
novas gerações de leitores e potenciais consumidores de produ-
tos dos segmentos promocional, como os tablóides de promoção
de varejo e encartes, e editorial, como revistas e jornais. “Mas
podemos afirmar com segurança que a redução de volume de
produçãonasgráficascom rotativasoffset aconteceumuitomais
em função da crise econômica”, pontua.
As linhas do hubergroup que estão voltadas aos segmentos com
impressão rotativa são, principalmente, a Revolution (heatset -
impressão comercial com forno), a Good News (coldset - jornal
e editorial se forno) e Gecko (embalagens flexíveis). “As princi-
pais características das tintas do hubergroup são estabilidade,
consistência entre lotes e a alta performance nas impressoras.
As inovações são constantes no hubergroup. Estamos lançando
A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – conhecida como o
maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor
brasileiro, promovida pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibo-
pe Inteligência – chega à sua quarta edição. Entre as novidades
apresentadas nesse novo levantamento está o número de livros
lidos nos últimos três meses e o perfil do leitor de livros digitais
de cada uma das regiões do país.
De acordo com estudos do Instituto Pró-Livro (IPL), as regiões
brasileiras, com exceção doNordeste, obtiveram um considerável
aumento no número de leitores*. Na terceira edição da pesquisa,
oCentro-Oeste lideravaonúmerode leitorespor região com53%.
Nesta última edição, omelhor percentual passou a ser do Sudes-
te, com 61%. A região Centro-Oeste caiu para a segunda posição,
com 57%, e a região Norte ultrapassou a região Nordeste, alcan-
çando o terceiro lugar, com53%.
A pesquisa aponta que a regiãoSudeste apresenta omaior índice
de livros lidos (inteiro ou em partes) nos últimos trêsmeses, com
um total de2,98– índicequeultrapassaamédianacional de2,54.
O Centro-Oeste fica em segundo lugar, com 2,52; o Norte, com
2,44; oNordeste, com2,15; e oSul, com2,05. Em2011, oCentro-
-Oesteapresentavaumamédiade2,12, seguidodoNordeste com
2,00, doSudeste com 1,84, doSul com1,68 e doNorte com 1,51.
Em relação à escolaridade por região, as regiões Sul e Sudeste
despontamcom16%dosentrevistadoscomnível superior. Emse-
gundo lugar ficam as regiões Nordeste e Centro-Oeste, com 11%
cada uma. Embora o Norte fique em último com apenas 9% dos
entrevistados com nível superior (ver tabela a seguir), a região
teve um crescimento significativo de leitores de 2011 para 2015,
passando de 47% para 53%, como mostra o gráfico do país por
região na página anterior.
As vendaspositivasno segmentode livros trazemnovospatama-
res para o fabricante de tintas para rotativas que desenha cami-
nhos de sustentabilidade. Ronaldo Neris, segment manager da
ActegaPremiata, quando indagado seautilizaçãodedispositivos
móveis impacta o mercado de mídia impressa e pode baixar al-
guns nichos de impressão, diz que causam, sim, impacto, e nos
últimos anos há uma redução acentuada em alguns nichos de
impressão. Mesmo assim, a Actega Premiata se destaca pelas
tintas voltadas ao processo de impressão rotativa UV. “Possui
alta concentração pigmentária e excelente nível de cura, propor-
cionado baixo acúmulo de tinta nos cilindros de contrapressão.
A Actega Premiata não atua no mercado de impressão rotativa
fria coldset ou rotativa quente heatset. Nossos produtos, como
primers, vernizes base água ou UV e tintas de impressão, são
voltados aos mais variados segmentos, podendo ser aplicados
em impressão rotativa dentro dos segmentos digital, flexografia
e offset”, explicaNeris.
RichardMöller,diretordohubergroup:
“As principais características das tintas do
hubergroup são estabilidade, consistência entre
lotes e a alta performance nas impressoras.As
inovações são constantes no hubergroup. Estamos
lançando algumas tintas que completam nosso
portfólioUV, incluindo para o segmento flexoUV,
cujas impressoras são rotativas de banda estreita.
NoBrasil, apresentamos aos jornais nossas linhas
GoodNews 100 e 300.”
1...,33,34,35,36,37,38,39,40,41,42 44,45,46,47,48,49,50,51,52
Powered by FlippingBook