Revista Graphprint - Edição 159 - page 34

MERCADOEDITORIAL
GRAPHPRINT OUTUBRO15
34
No 8º período de 2015, o setor registrou uma variação negativa
tanto em volume (- 5,5%) quanto em faturamento (- 3,1%), em
comparação ao mesmo período do ano passado, alcançando um
montante total R$ 100,4milhões.
Esses são alguns dos dados contidos no 6º Painel das Vendas de
Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Edi-
tores de Livros e Instituto de Pesquisa Nielsen. Os números têm
como base o resultado do BookScan Brasil, que apura as vendas
das principais livrarias e supermercados. O período aferido vai de
13de julho a 9de agosto.
Com esse resultado, o varejo registra um crescimento no compa-
rativoanual de6,61%emvolumee6,05%em faturamento,abaixo
da inflação do período que é de 9,5%. Já o faturamento das edi-
toras, nomesmo intervalo de tempo, teve uma variação negativa
de 0,13%. Para este segundo cálculo, são analisados os números
de exemplares vendidos, preço e desconto médio oferecidos pe-
ATENDÊNCIADECRESCIMENTODASVENDASDE LIVROSEM LIVRARIAS FOI
INTERROMPIDAPELAPRIMEIRAVEZ ESTEANO
Pelaprimeira vez noano,
varejoapresenta comparativo
de vendas negativo
los livreiros, calculando o valor bruto dos exemplares vendidos
pelo preço de capa. Os números têm como base o resultado do
BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e
supermercados.
OobjetivodacriaçãodoPainel édarmais transparênciaà indústria
editorial brasileira.A iniciativadaparceriaentreSNELeNielsendis-
ponibilizaparaosetordadosatualizadosquepoderãocontribuirnas
tomadasdedecisõespor empresáriosde todososportes.
Hámais de 90 anos nomercado e presente emmais de 100 paí-
ses, a Nielsen é sinônimo de pesquisa e informação demercado.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente
do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores.
As informações são recebidas eletronicamente em formato de
banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados
online e atualizados semanalmente.
OBookscan é o primeiro serviço demonitoramento de vendas de
1...,24,25,26,27,28,29,30,31,32,33 35,36,37,38,39,40,41,42,43,44,...60
Powered by FlippingBook