Revista Graphprint - Edição 159 - page 21

GRAPHPRINT OUTUBRO 15
Empresa emdestaque
21
tude muito grande de produtos quanto desenvolvendo soluções
sob medida para controle e gerenciamento de documentos nos
modelos de outsourcing e terceirização.
Mas aCanonBrasil vai além dosmercados corporativos. Ela tam-
bém atende milhares de consumidores brasileiros com equipa-
mentos e suprimentos de qualidade mundial para suas casas e
pequenos escritórios. Atende também fotógrafos amadores epro-
fissionaisde todoopaíscomumavariedadedeprodutos reconhe-
cidoscomodamaisaltaqualidademundial. Nocasoda fotografia,
queéoDNAdaCanonequemarcaaempresadesdeo seunasci-
mento, em 1937, os brasileiros encontram produtos profissionais
da Canon em tradicionais lojas especializadas de foto, no varejo
de eletroeletrônicos e até por e-commerce, através do sitewww.
canon.com.br.
GRAPHPRINT: Hoje, o gráfico sabe que a Canon possui equipa-
mentosquepodemgerar novasdemandasparasuaempresaou
aindahábarreirasnesse relacionamento?Comoaempresapre-
para seus equipamentos, por exemplo, para atender a miríade
demídias existentes equepodem ser impressas atualmente?
Otsuka:
Quantoaosetor gráfico, sabemosqueomercadobrasilei-
ro de impressão digital é parte de ummercadomaior, que passa
por uma mudança
muito profunda. O
setor de impressão
sempre se dividiu
entre grandes tira-
gens e tiragens pe-
quenas. Hoje essa
divisão está deixan-
do de existir, pois quem deseja e compra um produto gráfico ora
tem um tipo de demanda, ora tem outro. As empresas gráficas
estão percebendo isso nomundo todo e noBrasil não é diferente.
As gráficas sabem que é preciso adotar uma postura de atender
o cliente emantê-lo satisfeito, poismuitos clientes têm demanda
para um projeto de grande tiragem e, logo depois, precisam de
pequena tiragem,daí apouco,precisamde impressãoemgrandes
formatos. Assim, omercado gráfico sabe que é preciso repensar
seunegócio em si, considerando sua capacidade de atender seus
clientes e não ficar apenas com o foco centrado em si mesmo e
em seus equipamentos.
Possoafirmar queosgráficosdoBrasil, em suamaioria, já sabem
que a Canon oferece uma grande variedade de equipamentos e
que eles podem gerar novas demandas para as suas empresas
gráficas. A Canon tem estado presente nasmais importantes fei-
ras comerciais do setor, onde faz contatos com profissionais de
todo omercado, contatos esses que são alimentados com visitas
técnicas, envio demateriais de comunicação sobre novos produ-
tos e eventos para apresentar novos lançamentos. Enfim, temos
contatocomasempresasgráficaseasmantemos informadasnão
apenas sobre equipamentos,mas procuramos apoiá-las estiman-
do seupotencial de crescimento para que possam aumentar e di-
versificar as suas capacidades. Procuramosmostrar a elas como
podemganharmais, comopodemvendermais, comopodemabrir
novos mercados que até então não estavam atendendo. Não ve-
mos barreiras para chegar até os empresários e empreendedores
dos setores que compõem essesmercados.
GRAPHPRINT: Ao longode40anosquais foramascontribuições
da empresaparaomercadode impressão?Vivemos hoje omo-
mentomais adversoparaademanda impressa?
Otsuka:
ACanonglobal estáatentaeanalisaprodutosparaosetor
gráfico e outros também. Analisa e desenvolve novas tecnologias
e as tendências dos váriosmercados em todo omundo. Por isso,
como você mesmo disse, há muitos produtos e soluções para o
mercado de impressão. A Canon é uma empresa que atende o
mundo todo, mas que olha para o Brasil de ummodo especial.
Emboraopaísestejapassandopor ummomentodifícil em termos
políticos e econômicos, ele tem robustez e suas perspectivas são
muitoboas.ACanon, quandopensaoBrasil, vai relativamentede-
vagar, sem estresse,
porque o momento,
apesar de difícil, vai
passar. OBrasil éum
país que certamen-
te nos próximos 10
ou 20 anos vai mu-
dar muito e vai se
transformar numa economia de produtos bastante complexos. E
esses produtos, provavelmente irão conviver lado a lado com as
commodities. Essa visãomantémaCanonnoBrasil trabalhandoo
presente com serenidade e acreditando no futuro.
GRAPHPRINT: A aquisição da Océ trouxe quais vantagens para
a Canon? A família imagePress atende adequadamente qual
perfil demercado?
Otsuka:
Foi uma fusãomuitíssimo importante para Canon e tam-
bém para a Océ, namedida em que foi fruto de uma decisão es-
tratégica e comum forte compromisso entre pessoas dos dois la-
dos. Para aCanon, houveuma ampliaçãoda linhadeprodutos. As
impressorasOcé sãoquase todasdestinadasagrandes tiragense
com tecnologias digitais, o que ampliou então a linha de produtos
Canon. Naprática,aCanonficoumuitomaiscompletaebemmais
forte competitivamente no mundo todo, inclusive criando novos
produtos que utilizam tecnologiasCanon eOcé em conjunto, fruto
desta aquisição.
1...,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20 22,23,24,25,26,27,28,29,30,31,...60
Powered by FlippingBook