Revista Graphprint - Edição 142 - page 20

sustentabilidade
GRAPHPRINT ABR14
20
Imprima sem
receio, sempre
A indústriade impressão
comoumtodolutapara
derrubaralgumasopiniões
quecomprovadamentesão
equivocadasemrelaçãoao
ambiente
FábioSabbag
Recentemente,começouaserdivulgadonoBrasilaTwoSidesUS,Inc.queanunciouquemaisde20empresaslíderesnos
EUAremoveramsuasmensagensverdes“antipapel”utilizadasparapromoverocomércioeletrônicoeoutrosserviços
digitais comouma soluçãomais amiga do ambiente doque opapel.
ATwoSideslistaasprincipaisrazõesparadesafiarasalegaçõesdaseguinteforma:alegaçõesdemarketinginfundadas
como“sejaverde,penseantesde imprimir”e“penseantesde imprimir, salveasárvores”nãoatendemàsdiretrizesde
marketing ambiental estabelecidos pela Comissão Federal de Comérciodos EUA (FTC).
Émaisumaferramentaquevemparasomaremproldosetorpapeleiro,queviveumbommomento.Dadosdivulgadosre-
centementemostraramqueem2013aproduçãobrasileiradecelulosecresceu7,3%,eadepapel,1,6%,nacomparação
com2012.Dejaneiroadezembrodoanopassadoforamproduzidos15milhõesdetoneladasdecelulosee10,4milhões
detoneladasdepapel.AsexportaçõesdosetortotalizaramUS$7,1bilhõesnoano,oquerepresentaumaumentode
7,5%sobreovalorde2012.Foramexportados9,4milhõesdetoneladasdecelulosee1,8milhãodetoneladasdepapel.
AEuropasemantevecomooprincipaldestinodacelulosebrasileiraegerouaproximadamente40%dareceitacomas
vendas externas doproduto, seguida pela China eAmérica doNorte, respectivamente, com 30% e 20%.
Emrelaçãoaopapel,areceitadeexportaçãoacumuladaregistrou1%decrescimento,nacomparaçãocomoanoan-
terior,totalizandoUS$1,9bilhão.AAméricaLatinaseguecomoprincipalmercadoparaoprodutoefoiresponsávelpor
aproximadamente56%dessareceita,seguidapelaEuropaeAméricadoNorte,responsáveispor14%e13%,respectiva-
mente. Os embarques para aAmérica noNorte cresceram 35%no ano.
Asvendasdepapelnomercadodoméstico foramde5,7milhõesde toneladas,acumulandoaltade2,9%noano,em
comparação com 2012, oque indica estabilidade nomercadonacional.
Para falarsobreasustentabilidadena indústriapapeleira,a IbemadestacouJoãoSergioHul,gerentedeutilidadese
meio ambiente, para ser oporta-voz da companhia e enfatizar seus investimentos nesse quesito.
1...,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19 21,22,23,24,25,26,27,28,29,30,...52
Powered by FlippingBook