Page 8 - 140

Basic HTML Version

GRAPHPRINT JAN/FEV 14
ENTREVISTA
8
cristiano santos E rafael veras
Fábio Sabbag
AOS 75 ANOS
A anotação, escrita em negrito e a mão, em uma lâmina de vidro datada e identificada pelo local, pode
parecer um registro confuso, mas é a primeira cópia xerográfica do mundo, feita há exatos 75 anos.
Criada por Chester Carlson, em uma sala alugada no Queens, em Nova York, a humilde invenção lideraria
a formação da Xerox Corporation e o nascimento de uma indústria.
Ainda hoje é esse mesmo processo xerográfico que está no coração da maioria das impressoras e
copiadoras ao redor do mundo. Carlson, que era físico e advogado, foi um inventor em série. Em seus
cadernos, repletos de invenções, havia ainda um painel giratório, uma capa de chuva com calhas e uma
máquina de limpeza de sapatos, mas foi a cópia que se tornou mundialmente reconhecida e mudou por
décadas a condução dos negócios.
Durante 2014, os colaboradores da Xerox serão envolvidos numa série de atividades celebrando e ima-
ginando o futuro, por meio da intranet da empresa, webchats e mídias sociais, tendo em vista que a
visão de Carlson, no momento da sua experiência, foi «fazer os funcionários mais produtivos e os locais
de trabalho mais simples e menos tediosos», como ele mesmo definia.
Com sede em Norwalk, Connecticut, mais de 140 mil colaboradores da Xerox atendem a clientes em 160
países, fornecendo serviços para negócios, equipamentos de impressão e softwares para organizações
comerciais e governamentais.
Nesta entrevista, Rafael Veras, gerente de comunicação e relações governamentais, e Cristiano Santos,
gerente de marketing, ambos executivos da Xerox, falam sobre os próximos passos da companhia.